segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

O Código de ètica do ufólogo -GLOSSÁRIO

Entidade:
Aquilo que constitui a essência de uma coisa; individualidade; ente; ser.
Esotérico:
Diz-se do ensinamento que, em escolas filosóficas da Antigüidade era reservado aos discípulos completamente instruídos; todo ensinamento ministrado a círculo restrito e fechado de ouvintes; diz-se de ensinamento ligado ao ocultismo. Vide Esotérica.
Esoterismo:
Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da verdade (científica, filosófica ou religiosa) deve reservar-se a número restrito de iniciados escolhidos por sua inteligência ou valor moral.
Espírito:
A parte imaterial do ser humana, alma; princípios intelectuais, imateriais e individuais, que reside no corpo humano e sobrevive à morte deste; entidade desencarnada, comumente invisível. Para muitos existe uma diferença entre alma e espírito.
Espiritual:
Relativo ao espírito; incorpóreo; da ou relativo à religião ou próprio dela; relativo ou pertencente ao mundo dos espíritos.
Espiritualismo:
Na filosofia, é o estado ou condição da mente, oposto ao materialismo ou a uma concepção material das coisas; tem também um sentido genérico de qualquer princípio religioso.
Espiritualista:
É o seguidor do espiritualismo.
ET:
Extraterrestre; Ser Extraterrestre; ufonauta.
Ética:
Estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal. Não está limitada a certa época e nem a determinada sociedade - o que a diferencia da Moral.
Evento Ufológico:
Acontecimentos ufológicos tais como Congresso sobre Ufologia; 4o Congresso Nacional de Discos Voadores; I Fórum Mundial de Ufologia e outros.
Exobiologia:
Estudo de seres que vivem fora do planeta Terra; estudo da vida fora da Terra.
Esotérico:
Diz-se do ensinamento filosófico e dos conhecimentos que são transmitidos ao público sem restrição e de forma generalizada e acessível a todos. Vide Esotérica.
Extraterrestre:
De origem fora do planeta Terra; pedra ou qualquer criatura, objeto ou máquina, que chega à Terra proveniente de um outro planeta ou de um corpo celeste.

Faculdade Intuitiva:
Aptidão que dá ao indivíduo a capacidade de ter intuição; é a percepção ou conhecimento claro, íntimo e instantâneo de uma idéia ou verdade, sem o auxílio da razão; é a capacidade de pressentir ou perceber e compreender um outro aspecto da realidade, ou seja, em um sentido transcendental.
Fenômeno Ufológico:
É tudo o que diga respeito aos UFOs ou “Discos Voadores” e aos Seres Extraterrestres: aparições, formas, comportamento, efeitos produzidos, comunicação, tecnologia etc.
Filosofia:
Conjunto de concepções, práticas ou teóricas, acerca do ser, dos seres, do homem e de seu papel no universo; atitudes reflexivas, críticas ou especulativas de elaboração de tais concepções; ciência geral dos princípios e causas, a Filosofia se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade.
Filosófico:
Relativo à filosofia, ou a filósofos.
Holismo:
Palavra que tem origem no termo “holos”, que significa “todo”, “completo”; expressa a concepção de que os fenômenos do universo seguem uma tendência integradora, isto é, as “partes separadas” sofrem uma evolução direcionando-as para níveis mais elevados e para uma integração no “todo”, sendo que cada “parte” sempre traz, em sua essência, o próprio “todo” e, todas as “partes”, todos os fenômenos, se interligam de forma global, isto é, são interdependentes.
Holística:
Relativo ao holismo (como adjetivo), exemplo, Ufologia Holística; refere-se à pessoa que segue a concepção conhecida antigamente como holismo. Atualmente, está sendo usada também como substantivo, para designar a própria concepção que é o holismo; pessoa que procura conhecer um fenômeno, ou então os acontecimentos, sob todos os aspectos - do científico ao espiritualista e ao filosófico, correlacionando-o com outros fenômenos e acontecimentos, a fim de percebê-los na sua totalidade, de forma global, tendo, assim, uma compreensão mais ampla referente a eles. Alguns exemplos atuais: Medicina Holística; Educação Holística; Holística na Empresa; Terapia Holística etc.
Holístico:
É aquele que tem uma visão holística;
Instituição Científica:
É uma organização pública ou privada que se dedica à realização de experiências ou ensaios de cunho científico, em busca de uma prova concreta para a explicação de um determinado fenômeno ou de um acontecimento.
Constituição Ufológica:
É aquela que estuda, pesquisa, analisa e divulga os vários tipos e formas de manifestações de naves e de Seres Extraterrestres e, geralmente, mantém um quadro de associados (Ufólogos, Auxiliares, pesquisadores, cientistas e outros). Existem inúmeras Associações, Institutos, Sociedades, Centros, Grupos, Núcleos e Organizações de caráter ufológico, sendo conveniente que se congreguem a uma instituição oficial.

Nenhum comentário: