segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Código de ètica do Úfologo - GLOSSÁRIO

Percipiente:
Indivíduo que recebe a ação de um agente, seja este espírito encarnado ou desencarnado ou de outra forma de energia, até de cunho extraterrestre.

Perito Ufológico:
Aquele que estuda, pesquisa, analisa e emite seu parecer, através de laudo, sobre casos ufológicos em geral, dentro de sua(s) especialidade(s). Exemplos: perito em análise do solo; perito em fotografia; perito em análise química de materiais; perito em grafias etc.

Pesquisa de Campo:
É a pesquisa ufológica, através da qual se realiza uma busca minuciosa, para averiguar a realidade de um caso ufológico junto à testemunha ou à pessoa contatada; investigação e estudo minucioso e sistemático com o fim de estabelecer fatos ou princípios relativos aos casos ufológicos e, em especial, junto às pessoas contatadas e às testemunhas; várias dessas pesquisas de campo são realizadas em consultórios, gabinetes ou salas nos quais aquelas pessoas são levadas para serem submetidas a hipnoses regressivas, análises clínicas, indagações específicas para desmistificações etc.

Pesquisa no Campo:
Em Ufologia, é a pesquisa realizada no local em que ocorreu um fato possivelmente ufológico, com a finalidade de procurar e analisar marcas, vestígios e outros tipos de efeitos produzidos; também se diz quando o pesquisador se dirige ao campo esperando observar ou participar de algum provável fato ufológico. Vide: Pesquisa de Campo, Pesquisa Ufológica e Vigília.

Pesquisa Ufológica:
É a pesquisa que o Ufólogo realiza junto às pessoas contatadas, testemunhas e outras pessoas envolvidas, a fim de, sistemática e minuciosamente, averiguar a realidade e veracidade de um provável acontecimento ufológico e registrar seu histórico; investigação que o Ufólogo faz e relativa ao solo, plantas e animais que provavelmente tenham sofrido influências de OVNIs ou de outras energias desconhecidas.
Também faz parte da pesquisa ufológica, a investigação através de exames e de análises clínicos, de exames e análises técnicos, científicos e paracientíficos, tais como o estudo de fotografias, a hipnose regressiva, radiografias e outros afins, a análise de mensagens quanto a sua origem e forma de manifestação e, ainda, o uso de uma série de equipamentos de detecção, de medição, de registro etc. Classificamos a pesquisa ufológica em pesquisa de campo e pesquisa no campo.

Pessoa Contatada:
Vide Contatada.

Plano Astral:
Extensão do espaço, ou de algo nele contido, que rodeia e interpenetra tudo o que é físico (do plano físico) e se distingue deste por ser constituído de uma matéria/energia diferenciada, mais sutil e não perceptível por meio dos sentidos físicos; é um dos planos nos quais estão as pessoas desencarnadas (espíritos).

Plano Espiritual:
Setor ou esfera dos espíritos desencarnados; o “mundo invisível”, de energias mais sutis ,que rodeia e interpenetra os planos astral e físico.

Projeção Astral:
Ato no qual, por momentos, a consciência ou o chamado “corpo astral” projeta-se para fora do corpo físico e se locomove no plano astral. A projeção astral ocorre freqüentemente durante o estado de sono, embora nem sempre de forma consciente e pode ocorrer, também, em estado de vigília, que é o momento intermediário entre o sono e o totalmente consciente. Pode ocorrer, ainda, durante o estado a que chamamos de “estado alterado da consciência” (meditação, relaxamento, estado subconsciente etc); o mesmo que Viagem astral e Viagem fora do corpo.

Psicografar:
Ato de realizar a psicografia. Vide Psicografia.

Psicografia:
É a faculdade que certas pessoas possuem - médiuns, receptores, canais etc. - de escrever uma mensagem usando uma das mãos ou ambas ao mesmo tempo, estando recebendo, sobre ela(s), a atuação direta de uma forma de energia tal como espírito, Ser Extraterrestre ou outra entidade. Geralmente nessa ação o canal não toma conhecimento do que está escrevendo e, enquanto o faz, pode até ficar conversando com os assistentes. No caso de Ser Extraterrestre, este pode agir à distância, através da mente ou de uma forma de atuação direta no braço da pessoa (canal).

Psicopoderes:
É a capacidade que algumas pessoas possuem de utilizar os poderes de sua mente através de suas percepções extrasensoriais e outras, tais como intuição, clarividência, psicocinesia, psicografia, radiestesia (pêndulo, aurímetro etc.), telecinesia, telepatia, visão dermótica (percepção pela pele) etc.·.
Psicotrônica:
É uma ciência que surgiu na década de 70; ela busca o conhecimento acerca da mente e seus poderes; veio englobar o estudo das percepções extrasensoriais (da Parapsicologia) ao da Radiestesia, Radiônica e outras, considerando que a consciência, a energia e a matéria estão interligadas e exercem influência recíproca.
Radiestesia:
É a faculdade que algumas pessoas têm para captar, ampliar e estudar as radiações de seres humanos, animais, vegetais, bem como minerais e água, etc., no solo e no subsolo, utilizando-se, geralmente, de um pêndulo e /ou de uma varinha; sensibilidade às radiações, emanações, raios e vibrações ou ondas.
Radiônica:
Método parafísico de cura, ou da eliminação de uma praga em plantações, com a utilização de instrumentos e aparelhos, tais como certo tipo de anéis, plaquetas, geradores de energia etc.

Receptor:
O mesmo que Canal, Sensitivo, Percipiente, Médium.

SEDOP:
Abreviatura de seres de outro planeta.
Ser Extraterrestre:
Por definição, que não é da Terra; ufonauta, irmão cósmico; ser semelhante aos humanos da Terra e que habita outros planetas de outros sistema estelares, em grau de evolução diferenciado do nosso e que se transporta através de naves específicas, por energias da própria nave ou por meio da desmaterialização e materialização em outro lugar.
Existe a crença de que podem estar vindo ao nosso planeta para uma série de estudos e experimentações; também existe a crença de que outros Seres Extraterrestres possam estar vindo para auxiliar os seres habitantes da Terra.
Acredita-se que têm alto grau de tecnologia, alguns tendo alto grau de espiritualidade e outros não. Faz-se esta diferenciação em vista de alguns agirem segundo o que conhecemos por Ética e outros não.
Técnica:
Conjunto de processos e recursos práticos de que se serve uma ciência, uma arte, uma especialidade.

Tecnicidade:
Qualidade ou caráter do que é técnico.

Tecnicismo:
Abuso da tecnicidade.

Técnico:
Perito em arte que é uma ciência ou em uma especialidade.

Nenhum comentário: