segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Inteligência Extraterrestre:
São os Seres Extraterrestres ou uma forma de energia extraterrestre que podem atuar em objetos, máquinas, pessoas ou em animais, provocando uma série de fenômenos, muitos dos quais desconhecidos do ser humano e das próprias Ciências da Terra e mais, energia essa que pode atuar em qualquer ponto do universo.
Intuição:
É a faculdade da mente superior, pela qual se atinge, em toda a sua plenitude, uma verdade de ordem diversa daquelas que se atinge por meio da razão e do conhecimento discursivo ou analítico; é como uma visão direta, com os “olhos da alma”.

Irmão Cósmico:
Expressão usada para designar um Ser Extraterrestre, baseando-se na idéia de que todos os habitantes do universo tiveram a mesma Origem e, neste sentido, são considerados semelhantes.

Laudo Ufológico:
Parecer ou peça escrita na qual os peritos, técnicos ou cientistas expõem, fundamentadamente, as observações, estudos e análises que fizeram e na qual registram as conclusões da perícia sobre vestígios e casos ufológicos.

Linha de Pesquisa Ufológica:
Forma de conduta que o Ufólogo admite em suas pesquisas; categoria de abordagem na qual o Ufólogo realiza suas pesquisas. Exemplos: científica, holística, espiritualista, mística, filosófica.
Médium:
Indivíduo dotado de faculdades psíquicas que, segundo as doutrinas espiritualistas, serve de intermediário nas manifestações dos espíritos; canal; palavra usada, embora menos freqüentemente, para designar o indivíduo que tem algum tipo de comunicação com Seres Extraterrestres sem ser pelos sentidos físicos. Vide Canal, Receptor, Sensitivo, Percipiente.

Mensagem:
Comunicação, notícia, recado, de forma verbal ou escrita, ou através de equipamentos (transcomunicação instrumental).

Mensagem de Cunho Ufológico:
Mensagem que determinadas pessoas recebem dos Seres Extraterrestres, de forma direta (através de palavras) ou indiretamente (através da telepatia, da intuição, da psicografia, dos sonhos etc.); informações e orientações transmitidas pelos Seres Extraterrestres aos contatados ou através de sensitivos ou canais.

Mensagem Telepática:
É a mensagem em palavras, idéias, símbolos ou imagens mentais recebida por uma pessoa (receptor ou canal) sem intermédio dos órgãos sensoriais, transmitidas por um agente (outra pessoa, espírito, Ser Extraterrestre ou, talvez, algum outro tipo de criatura). Vide Contatada e Contatada Ufológico.

Mística:
O estudo das coisas divinas ou espirituais; vida religiosa e contemplativa; relativo ao misticismo; pessoa que age segundo o misticismo.

Misticismo:
Crença ou doutrina religiosa dos místicos; doutrina que leva o indivíduo a buscar uma vida mais devota e contemplativa, que busca uma comunhão com Deus. Na forma pejorativa é usada para designar a tendência de acreditar no sobrenatural.

Místico:
É aquele que pratica o misticismo; indivíduo que professa idéias transcendentais.

Mistificar:
Abusar da credulidade de alguém; burlar, enganar, iludir.

Nave Extraterrestre:
Nave que se supõe ter origem fora de nosso planeta, vir de outros sistemas estelares ou de bases situadas no nosso sistema solar, ou ainda, vir de um universo paralelo, tudo isto assim aceito devido à alta tecnologia de que dispõe para todos os tipos de movimentos, velocidade e forma de aparecer e desaparecer no ar; também denominada Disco Voador; inclui-se aqui a “Nave-Mãe”. Vide Disco Voador e “Nave-Mãe”.

“Nave-Mãe”:
Nave extraterrestre de enormes proporções (acima de 500 m de comprimento), geralmente de forma cilíndrica ou de charuto, levando em seu bojo, além da tripulação, naves menores (DVs) e toda uma estrutura tecnológica para viagens interplanetárias entre sistemas estelares, manutenção, atendimento médico e psicológico, centro de pesquisas planetárias, “laboratório médico” para estudos, pesquisas e análises em seres da Terra e de outros planetas, centro de estudos de rotas espaciais cósmicas, laboratório de pesquisa do “comportamento evolutivo” das civilizações de vários planetas com o fim de traçar parâmetros para aplicações de novas técnicas de ajuda ou de experimentação referentes a elas etc. Vide Nave Extraterrestre.

NAVEX:
Abreviatura de “nave extraterrestre”
OSNI:
Abreviatura de objeto submarino não identificado”; diz-se, também, de nave extraterrestre avistada “navegando” em rios e mares.
OVNI:
Abreviatura de objeto voador não identificado; o mesmo que UFO; algumas vezes é usado incorretamente como sinônimo de Disco Voador.

Paraciências:
É o estudo e a pesquisa realizados como auxiliares para a complementação de uma pesquisa científica; é o estudo e a pesquisa realizados sob alto nível técnico, porém ainda não aceitos pela Ciência tradicional, como é chamada.Em Ufologia, conhecimentos técnicos que auxiliam e complementam a pesquisa ufológica. Exemplos: hipnose regressiva, telepatia etc.

Paraolístico:
É aquele que estuda, pesquisa, analisa e divulga casos e fatos sob um ou mais dos aspectos espiritualista, místico, esotérico, filosófico e afim. Expressão criada pelo Professor Ademar Eugênio de Mello. Vide Ufólogo (Paraolístico).

Parapsicologia:
(Para um, é Ciência; para outros, Paraciências) é o ramo da Psicologia que estuda experimentalmente os fenômenos ocultos ou “psíquicos”, tais como a vidência, a clarividência, a telepatia, a telecinesia e outros, denominados também, fenômenos paranormais, ou melhor, percepções extra-sensoriais. Atualmente, a Parapsicologia faz parte de uma nova Ciência chamada Psicotrônica.

“Paraufológico”:
Diz respeito ao fenômeno que não sendo ufológico pode ser confundido como tal. Exemplos: uma pessoa afirma estar vendo uma nave e /ou um Ser Extraterrestre em um determinado local, mas tal fenômeno pode ser uma projeção mental sua; outra pessoa descreve um ser de outra dimensão como sendo um Extraterrestre, entretanto pode tratar-se de um elemental da Natureza; outra narra que durante a noite foi levada para uma nave, entretanto, através de hipnose regressiva, fica constatado ser simplesmente um sonho; um balão grande, no alto, quando queima, aumenta em muito sua luminosidade e alguém, fanático por OVNIs, pode interpretar como sendo tal (trata-se da síndrome de distorção da realidade); mensagem de um Ser Extraterrestre retransmitida através de uma entidade espiritual (do plano espiritual ligado à Terra) e outros
.

Nenhum comentário: