terça-feira, 29 de maio de 2007

Seqüestrados por Ovnis?

NOVA: Eu gostaria que você comentasse a respeito de John Mack.
SAGAN: Muitos dos principais defensores das abduções alienígenas parecem querer a validação da ciência sem se submeter a seus padrões rigorosos de evidência. Quando John Mack fala sobre universos paralelos ou outras dimensões, ele está usando idéias científicas.

Elas estiveram muito tempo em pauta nas comunidades físicas e astronômicas. Porém não há nenhuma evidência para elas. Ele também critica o paradigma atual que é o método científico cético. Mas, isto não é validado. Nós não acreditamos [no método científico cético] por simples preconceito; nós acreditamos nele porque ele funciona.

Assim, se você postula a existência de civilizações altamente técnicas, milhares, muito menos milhões de anos em nosso futuro, a menos que a hipótese contradiga fortemente as leis conhecidas da Física, eu penso que você tem que dizer isto é possível. Assim, viagem a velocidades muito altas entre as estrelas, isso de nenhuma maneira está fora de questão. Caminhar através de paredes é um pouco duro de engolir para mim. Eu não vejo como poderia ser feito.

E a idéia básica na literatura de abdução alien, o paradigma, eles parecem estranhamente atrasados em biologia para todos seus avanços em Física, se você levar isto a sério. Por que eles estão procriando um a um a um passo tão lento? Por que não roubar alguns humanos, seqüenciar nosso DNA, olhar para variações e fazer quaisquer mudanças de engenharia genética que eles queiram? Nós quase temos a capacidade de fazer isso. Parece ingênuo em termos de biologia molecular.

Precisamente por causa da falibilidade humana, afirmações extraordinárias requerem evidência extraordinária. Agora, eu sei que Budd Hopkins responde que afirmações extraordinárias requerem investigações extraordinárias. E eu tenho dois tipos de resposta a isso. Há uma reivindicação que um brontossauro está pisoteando as selvas hoje na república do Congo. Uma expedição volumosa deveria ser montada com fundos do governo para achá-lo, ou é tão improvável que não valha atenção sistemática contínua séria?

E meu segundo ponto é que na extensão de que afirmações extraordinárias requerem investigações extraordinárias, essas investigações devem ser fiéis ao espírito de ciência. E isso significa padrões altamente céticos, exigentes, rigorosos de evidência. E não há um traço disto nos entusiastas de abduções alienígenas...

Eu penso que os entusiastas de abduções entendem a necessidade de evidência física. É o caminho para certo grau de respeitabilidade. E durante 40 anos, eles têm nos dito que evidência real está logo após a esquina, está prestes a ser liberada, está sendo estudada neste momento - e nunca nada surge.

Continua

Nenhum comentário: