terça-feira, 29 de maio de 2007

Seqüestrados por Ovnis?

NOVA: Você poderia comentar sobre a qualidade da evidência apresentada pelos assim chamados "proponentes da abdução"?
SAGAN:
Bem, isso é quase completamente anedota. Alguém diz que algo lhe aconteceu... E as pessoas podem dizer qualquer coisa. O fato de alguém dizer algo não significa que seja verdade. Não significa que esteja mentindo, mas não significa seja verdade.

Para ser levado a sério, você precisa de evidência física que possa ser examinada sem pressa por cientistas céticos: uma lasca da nave inteira, e a descoberta de que contém proporções de isótopos que não estão presentes na Terra, elementos químicos da assim chamada ilha da estabilidade, elementos muito pesados que não existem na Terra. Ou materiais de propriedades absolutamente estranhas de muitos tipos de condutividade elétrica ou ductibilidade. Há muitas coisas como essas que dariam instantaneamente credibilidade séria a um relato.

Mas há nenhuma lasca, nenhuma fotografia do interior, nenhuma página furtada do diário de bordo do capitão. Tudo que há são histórias. Há exemplos de terra remexida, mas eu posso remexer terra com uma pá. Há casos de pessoas afirmando piscar luzes a OVNIs e os OVNIs piscarem de volta. Entretanto, os pilotos de aviões também podem piscar de volta, especialmente se eles achem que seria uma boa piada para pregar em um entusiasta de OVNIs. Assim, isso não constitui boa evidência

Ainda, um exemplo muito interessante deste tipo de coisa são os círculos no trigo na Inglaterra nos quais trigo e centeio e outros grãos,estes imensos círculos bonitos apareceram e então,isto era nos anos 70 e 80, e então durante anos progressivos, em geometrias mais complexas. E havia muitas pessoas que disseram que eles eram feitos por OVNIs que estavam pousando e que eram muito complexos ou muito altamente matemáticos para serem uma fraude.

E no fim dois homens no sul da Inglaterra, em seu bar habitual uma noite, pensaram que seria uma boa idéia fazer um tipo de fraude para ver se eles poderiam enganar entusiastas de OVNIs. E eles tiveram sucesso todas as vezes,todas vezes que uma explicação era proferida: um tipo peculiar de vento, eles faziam outro [círculo] que contradizia aquela hipótese.

E eles ficaram muito contentes quando foi dito que nenhuma inteligência humana poderia fazer aquilo. Isso lhes deu grande satisfação. E durante 15 anos, eles tiveram sucesso nessas expedições noturnas usando corda e tábua, toda a tecnologia de que precisavam. E em seus sessenta anos, eles confessaram finalmente à imprensa com uma demonstração de como era feito. E, é claro, a confissão recebeu muito pouca exposição na mídia. E as afirmações de influência alienígena tinham recebido exposição proeminente.

Continua

Nenhum comentário: