terça-feira, 29 de maio de 2007

Seqüestrados por Ovnis?


Entrevista com Carl Sagan,
Escritor e Astrônomo para
NOVA

NOVA: Fale por um momento sobre parte da natureza humana, na qual é comum acreditar em abduções, ou aliens de qualquer maneira, e outra parte da natureza humana que quer procurar por outras formas de vida no universo.
SAGAN: Eu fui pessoalmente capturado pela noção de vida extraterrestre, e especialmente inteligência extraterrestre desde a infância. Ela me fascinou, e eu fiquei envolvido em enviar naves espaciais para planetas próximos para procurar vida e na procura de rádio por inteligência extraterrestre...

Seria um evento absolutamente transformador na história humana. Porém, as implicações são tão profundas seja isso verdadeiro ou falso, que nós temos que exigir os mais rigorosos padrões de evidência. Precisamente porque é tão excitante. Esta é a circunstância na qual nossas esperanças podem dominar nosso escrutínio cético dos dados. Assim, nós temos que ter muito cuidado. Houveram alguns exemplos disso [no passado]. Nós pensamos ter achado algo, que sempre acabou se mostrando explicável...

Assim, um tipo de ceticismo é aplicado habitualmente à procura de rádio por inteligência extraterrestre por seus proponentes mais fervorosos. Eu não vejo [na] situação das abduções alienígenas uma aplicação rigorosa semelhante de ceticismo científico por seus proponentes. Pelo contrário, eu vejo aceitação enorme à primeira vista - e condução de testemunhas e todos os tipos de sugestão. Mais, a contaminação na cultura popular desta idéia.

Parece-me que há uma diferença grande entre as duas abordagens à inteligência extraterrestre, embora eu freqüentemente seja inquirido em como possa procurar por inteligência extraterrestre e não acreditar que nós estamos sendo visitados. Eu não vejo absolutamente nenhuma contradição. É um prospecto maravilhoso, mas requer os padrões mais severos e rigorosos de evidência.

Continua



Nenhum comentário: