quarta-feira, 16 de maio de 2007

Ufologia - Onde a ciência falhou


Ufologia - Onde a ciência falhou
Por Andréia Tschiedel



"A primeira condição para ser um cientista é ser curioso.
Deve ser capaz de ficar admirado e ansioso para a descoberta."
- Erwin Schrödinger, prêmio Nobel De Física
1933.




Uma das mais frustrantes atitudes dentro dos círculos científicos é ter de esperar que um outro grupo /instituição /país estude adequadamente um problema quando não se conta com verba suficiente para se fazer isso por conta própria. Tal coisa aconteceu com a pesquisa sobre OVNIs: quem melhor aparelhado e com mais dinheiro à disposição do que o governo do Estados Unidos para enfrentar esta incógnita?

Infelizmente, esta delegação de responsabilidades veio a ter um dos mais funestos resultados para a ciência nos últimos tempos. Eles (os americanos) não só não fizeram direito o trabalho esperado, como influenciaram de tal maneira a opinião pública que até hoje cientistas não querem se envolver com a ufologia.

A história de avistamentos de OVNIs na América começou ao redor de 1896. Centenas de pessoas através de todo os Estados Unidos relataram ver objetos semelhantes a um "dirigível". Aparelhos aéreos alongados, em formato de charuto, alguns com asas ou hélices, foram vistos pairando tranqüilamente sobre diversos estados. E isto foi antes dos irmãos de Wright reclamarem a primazia do vôo do primeiro vôo de avião, antes dos primeiros "mais-pesado-do que-ar" que efetivamente voaram, quando os zeppelins ainda estavam sendo idealizados na Alemanha.

Cientistas da época, embora competissem para descobrir o segredo de voar, não deram muita atenção a esta onda de avistamentos, e por boa razão: depois de algum tempo, um número enorme deles provou ser brincadeiras, interpretações erradas de fenômenos regulares, ou maneiras de aumentar o turismo de algumas cidades pequenas. Houve até mesmo alguns espertalhões que conseguiram garantir uma boa quantia em seus bolsos prometendo passeios na aeronave a ingênuos entusiastas. Talvez a única ciência que deveria ter sido aplicada no estudo desta onda fosse a sociologia... Tivemos aí um exemplo da histeria coletiva.

Continua

Um comentário:

Ufo Files disse...

Infelizmente, esta delegação de responsabilidades veio a ter um dos mais funestos resultados para a ciência nos últimos tempos. Eles (os americanos) não só não fizeram direito o trabalho esperado, como influenciaram de tal maneira a opinião pública que até hoje cientistas não querem se envolver com a ufologia.

talvez eles fazem um trabalho bem feito só que não para a midia ver se a midia ver os civis como nós tambem vamos ver isso pra eles é um problema , se vc tem dinheiro tem poder tem curiosidade e ter tudo o que precisa para fazer uma pesquiza de baixo do pano sem que nenhuma entidade saiba então eu perguntaria pq não fazer o fato deles não admitirem talvez seja uma questão de segurança pq ora seria facil vc contar fazer dezenas de coisas sem que ninguem saiba sendo que se vc fazer uma declaração de tudo ao longo da pesquisa ou seja o que for a midia vai cobrir as pessoas vão falar vão comentar em todos os lugares bares , restaurantes , lojar e em reuniões de familia , em casamento em tudos os lugares , dai aparecera dezenas de passoas que vão falar que tudo é mentira e os fanaticos pela própria religião vai defente sua religião a todo custo vai gerar caos , confução , esteria , revolta , entre outras coisas ficaria de cabeça para baixo o governo não ia ter controle as pessoas fanáticas cometerião suicidio , outras diria que o fim dos tempos estaria chegando enfim seria uma bagunça tudo pq alguem deu com as linguas no dente , alguem falou o que não devia sobre suas pesquisas isso é uma teoria claro assim como existe sentenas de outras teorias então quando vc faz algo que muitas pessoas não vai entender pq não manter a boca fechada , caso ouvesse vazamanto as medidas serião tomadas e quem falou seria silenciado , morto talvez por forma normal , ou alguem vez parecer que foi uma morte limpa normal , então eu pergunto pra que falar . mas isso é uma teoria , bom tenho um blog e recentemente tenho trabalho em artigos como " O Governo Segreto " é um artigo longo e grande , resolvi postar pq achei enteressande dar minha opnião sobre está matéria , só foi minha opnião .