sábado, 9 de junho de 2007

Estrela revela atmosfera de Titã

TRUQUE COM A LUZ.
A atmosfera de Titã bloqueia a luz de uma estrela durante uma ocultação. A curva abaixo da imagem mostra a luz turvando quando transpassa pela atmosfera, e um pico no centro, quando o ar age como uma lente.

As descobertas estão ajudando os cientistas da Huygens a entender a descida da nave mais de um ano antes de a sonda Huygens chegar à maior lua de Saturno, Titã, os astrônomos tiveram um golpe de sorte quando o satélite passou em frente a duas estrelas distantes no período de 7,5 horas, em 14 de novembro de 2003. O par de ocultações ajudou os cientistas a investigar as camadas externas da atmosfera de Titã.

“A atmosfera de Titã age como uma lente e, assim, no meio de uma ocultação, ocorre um relampejo brilhante”, diz Bruno Sicardy, do Observatório de Paris. A forma do flash mostra que a atmosfera de Titã estava achatada no pólo norte. A equipe de Sicardy também encontrou ventos velozes a mais de 200 km acima da superfície de Titã na latitude 50º norte. O vento, similar ao jet stream (corrente de jato) da Terra, viajava a 720 km/h. As descobertas estão ajudando os cientistas da Huygens a entender a descida da nave. – L.L.


Nenhum comentário: