sábado, 9 de junho de 2007

Exoplanetas descoberto à volta de uma estrela

Um dos planeta -Um planeta é um objeto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas refletem a luz da estrela que orbitam.

Descobertos tem um período orbital - O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.

De 195 dias, dista aproximadamente 0,6 unidade astronômica (UA) -Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz da estrela e possui, pelo menos, 90% da massa de Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos. O outro planeta órbita a HD 155358 em 530 dias à distância de 1,2 UA e tem no mínimo metade da massa de Júpiter.

Com a ajuda de super computadores, os astrônomos calcularam as órbitas. A órbita de um corpo em movimento é a trajetória que o corpo percorre no espaço dos dois planetas descobertos e verificaram que são suficientemente próximas uma da outra, para que a interação gravitacional entre eles seja significativa. Por essa razão, as suas órbitas vão se alterando com o tempo e ora são mais excêntricas, ora mais circulares. A importância desta descoberta ultrapassa a descoberta em si mesma, pois pode ter conseqüências nas teorias de formação de planetas agora vigentes.

http://www.utexas.edu/opa/news/2007/05/mcdonald23.html

Nenhum comentário: