sábado, 9 de junho de 2007

Exoplanetas descoberto à volta de uma estrela

Exoplanetas descobertos à volta de uma estrela que não devia possuir planeta
Dados observacionais (pontos verdes) permitem ver a variação da velocidade radial da estrela com o tempo, permitindo determinar que a curva que melhor se ajusta às observações (linha a cheio) corresponde a um sistema duplo de planetas com determinadas características. As contribuições individuais dos dois planetas descobertos podem ser analisadas no gráfico de baixo.
Crédito: Cochran et al 2007.

Uma equipa de astrônomos da Universidade do Texas em Austin, liderada por W. Cochran e M. Endl, monitoriza a estrela - Uma estrela é um objeto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reações de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objeto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efetivas, cores, idades e composição química.

HD 155358, desde 2001, com o Telescópio Hobby-Eberly (HET), de 9,2 m, situado no Observatório McDonald (Texas). Os espectros que obtêm permitem determinar a velocidade radial da estrela e a sua variação ao longo do tempo. Foi a análise da variação periódica da velocidade radial da estrela que mostrou a presença de companheiros da estrela.

HD 155358 é ligeiramente mais quente que o Sol. - O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da seqüência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilômetros, mas possui menos massa. A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo. A característica mais importante desta estrela é o seu conteúdo de elementos químico pesados metal. Em Astronomia, todos os elementos químicos de número atômico superior ao do hélio são designados por metais, ou por elementos pesados : apenas cerca de 20% da quantidade existente no Sol. Esta é uma das estrelas com menos "metais" que se conhece. Em Astronomia, todos os elementos químicos.

Elemento químico - Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica. Mais pesados que o hidrogênio e o hélio são designados genericamente por metais, de forma que se classificam estas estrelas como estrelas de baixa metalacidade.

Abundância de metais - A abundância de metais de um dado objeto celeste é a abundância química de todos os seus elementos, excepto o hidrogênio e o hélio. Para os astrônomos, todos os elementos com número atômico superior ao do hélio são considerados metais. A análise dos espectros revelou ainda que esta estrela tem cerca de 10 mil milhões de anos.

Continua


Nenhum comentário: