Dados observacionais (pontos verdes) permitem ver a variação da velocidade radial da estrela com o tempo, permitindo determinar que a curva que melhor se ajusta às observações (linha a cheio) corresponde a um sistema duplo de planetas com determinadas características. As contribuições individuais dos dois planetas descobertos podem ser analisadas no gráfico de baixo.
Uma equipa de astrônomos da Universidade do Texas em Austin, liderada por W. Cochran e M. Endl, monitoriza a estrela - Uma estrela é um objeto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reações de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objeto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efetivas, cores, idades e composição química.
HD 155358, desde 2001, com o Telescópio Hobby-Eberly (HET), de 9,2 m, situado no Observatório McDonald (Texas). Os espectros que obtêm permitem determinar a velocidade radial da estrela e a sua variação ao longo do tempo. Foi a análise da variação periódica da velocidade radial da estrela que mostrou a presença de companheiros da estrela.
HD 155358 é ligeiramente mais quente que o Sol. - O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da seqüência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilômetros, mas possui menos massa. A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo. A característica mais importante desta estrela é o seu conteúdo de elementos químico pesados metal. Em Astronomia, todos os elementos químicos de número atômico superior ao do hélio são designados por metais, ou por elementos pesados : apenas cerca de 20% da quantidade existente no Sol. Esta é uma das estrelas com menos "metais" que se conhece. Em Astronomia, todos os elementos químicos.
Elemento químico - Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica. Mais pesados que o hidrogênio e o hélio são designados genericamente por metais, de forma que se classificam estas estrelas como estrelas de baixa metalacidade.
Abundância de metais - A abundância de metais de um dado objeto celeste é a abundância química de todos os seus elementos, excepto o hidrogênio e o hélio. Para os astrônomos, todos os elementos com número atômico superior ao do hélio são considerados metais. A análise dos espectros revelou ainda que esta estrela tem cerca de 10 mil milhões de anos.
Continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário