sábado, 9 de junho de 2007

Marte A Spirit RevelaSurpreendente Evidência...


Marte - A Spirit Revela Surpreendente Evidência de um Passado Molhado

Pasadena, Califórnia - Um pedaço de solo marciano analisado pelo robô da NASA Spirit é tão rico em silício que ele pode fornecer uma das mais fortes evidências até hoje de que no passado o planeta Marte teve muito mais água que nos dias de hoje. Os processos que poderiam ter produzido um depósito tão concentrado de silício requer a presença de água

Membros da equipe de ciências do robô ouviram de um colega durante uma recente teleconferência que o espectrômetro de raios-X de partícula alfa, um analizador químico na ponta do braço mecânico da Spirit, tinha medido uma composição de cerca de 90 porcento de puro silício nesta amostra de solo.

"Você podia ouvir as pessoas englindo seco com o espanto," disse Steve Squyres da Universidade de Cornell, Ithaca, NY, investigador principal dos instrumentos científicos dos robôs exploradores de Marte. "Esta é uma descoberta marcante. E o fato de termos encontrado algo novo e diferente após quase 1.200 dias em Marte o torna ainda mais marcante. Isto nos faz imaginar o que mais ainda há por lá."

O espectrômetro de emissão térmica miniatura observou o pedaço de solo, e Steve Ruff da Universidade Estadual do Arizona, Tempe, notou que seu espectro mostrava um alto teor de silício. O time então decidiu estudar mais detalhadamente esta porção do solo e os depósitos vizinhos.

Continua

Nenhum comentário: