sábado, 9 de junho de 2007

Eta Carinae e a evolução estelar em

Eta Carinae e a evolução estelar em palestra no Shopping Villa Lobos
A revista Astronomy Brasil dá seqüência à sua série mensal de palestras, com o tema “Vida e morte de grandes estrelas – Eta Carinae e outras”, com o físico Augusto Daminelli Neto, descobridor da natureza dupla de Eta Carinae. O encontro acontecerá no dia 30 de maio, às 19 horas. Desta vez, será no auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, na Avenida das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, São Paulo.

Estrelas de grande massa têm forte impacto na evolução das galáxias. Elas alteram a dinâmica do meio interestelar, no qual injetam átomos pesados, em particular o oxigênio, formando água. Morrem ao explodir como supernovas. A estrela Eta Carinae é uma das maiores da Via Láctea e se descobriu recentemente que estrelas com massa tão elevada explodem como hipernovas, mil vezes mais potentes que as supernovas. Quando isso ocorrer, será o fim da vida na Terra?

Augusto Daminelli Neto é atualmente chefe do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Físico formado pela USP, fez toda a pós-graduação no IAG e estágio pós-doutoral no Instituto de Astrofísica Espacial (IAS), em Roma. Sua especialidade é a formação e evolução de estrelas massivas. Ele descobriu a natureza dupla de Eta Carinae e também é autor do livro “Hubble: a expansão do Universo” (2003).

Nenhum comentário: