sexta-feira, 27 de julho de 2007

Cientistas descobrem a sexagésima lua...

Cientistas descobrem a sexagésima lua na órbita de Saturno
da France Presse, em Paris

Mais uma lua --a sexagésima-- foi descoberta na órbita de Saturno e recebeu a denominação provisória de Frank, anunciou a Agência Espacial Européia (ESA). O sexagésimo satélite de Saturno, segundo maior planeta do Sistema Solar, foi descoberto por uma equipe de cientistas liderado pelo professor Carl Murray, da Universidade de Londres, a partir de imagens captadas pela sonda Cassini.

A nova lua apareceu pela primeira vez nas imagens captadas pela sonda no dia 30 de maio como uma simples mancha. "Eu observava as imagens na região das luas Methone e Pallene quando algo bloqueou minha visão", afirmou Murray. Após a detecção inicial, a equipe de cientistas pesquisou a rota da nova lua em imagens captadas pela sonda entre
2004 e 2007.

A lua Frank mede cerca de 2 quilômetros de diâmetro e é formada principalmente por rochas e gelo, como a maior parte de suas vizinhas. A missão Cassini-Huygens, iniciada em 1997, é um projeto de cooperação entre a Agência Espacial Americana (NASA), a ESA, e a Agência Espacial Italiana (ASI).

Frank é um nome provisório, à espera da denominação oficial que será decidida pela União Astronômica Internacional (UAI), com sede em Paris. Ao total, 48 luas de Saturno já foram oficialmente batizadas, de acordo com os nomes dos irmãos e irmãs do deus da mitologia. Os outros satélites receberam seus nomes de acordo com o ano em que foram descobertos.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u314376.shtml

Nenhum comentário: