sábado, 16 de fevereiro de 2008

Astrofísicos estão reconsiderando a busca por ET depois de 50 anos sem nenhuma audição.


A conferência Sound of Silence , a ser realizada na Universidade do estado do Arizona , visa discutir como melhorar o programa do SETI(Search for Extraterrestrial Intelligence). "Nós estamos procurando no lugar errado, no momento errado, no caminho errado?" disse na revista New Scientist o organizador da conferência Paul Davies.

Um dos temas a ser discutido na conferência da Terra é saber se deveria falar-se mais , em vez de ouvir. " O grande erro do SETI é que estão deixando pra o ET todo o trabalho pesado", disse o astrofisico Richard Gott da Iniversidade de Princeton, disse.

Ele disse que se os aliens tiverem a mesma atitude que o homem, "vamos todos nós ficar apenas dando voltas ouvindo". O astrofisico australianos Paul Davies acredita que a abordagem que está sendo efetuada pelos investigadores do SETI é demasiado estreita, assumindo que os alienígenas comunicam-se da mesma forma que fazemos aqui na Terra.

"Estamos fazendo uma série de pressupostos sobre os aliens baseados em humanos da sociedade ocidental do século 20", disse ele. Enquanto que o caminho a seguir seria ampliar a pesquisa , diz o antigo pesquisador do SETI pesquisador Dr. Seth Shostack que admite que seria uma grande tarefa.

"Se você quisesse caçar tesouros escondidos na Austrália, com certeza, a melhor estratégia seria tomar uma pá e cavar por todo o país, mas, na prática, você simplesmente não poderia fazer isso", disse. O primeiro projeto SETI, chamado Projeto Ozma, foi realizado em 1960 pelo astrônomo Frank Drake da Universidade Cornell .

Desde então ocorreram vários possíveis achados do SETI , mas nenhum foi confirmado como sendo de natureza alien. Até mesmo os computadores domésticos foram solicitados a ajudar através do projeto SETIhome , que foi lançado há oito anos.

Até o momento, o projeto já angariou mais de cinco milhões de voluntários e 320000 computadores para processar dados recebidos de radiotelescópios ao redor do mundo. No ano passado, o Instituto SETI foi ligado ao primeiro de 42 pratos que compõem o Allen Telescope Array, uma instalação dedicada à busca de sinais extraterrestres.

"Nos próximos dois anos, vamos ter recolhidos e analisados dados mais recentes do que tivemos durante os últimos 50 anos", disse o Dr. Shostack. Ele acrescentou que, até 2028, o projeto terá inquiridas mais de um milhão de sistemas estelares. "Se não houver nenhum pronunciamento depois disso, será então o momento de repensar".


NZherald, The Australian

Nenhum comentário: