sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

TC = Porcentagem de IA que possui massa e composição certas para que ocorra retenção atmosférica, campo magnético e tectônica das placas = 50% . Certamente que a massa e composição planetária, a retenção atmosférica, o campo magnético e a tectônica das placas estão diretamente correlacionados de maneira tão intrincada que torna-se difícil analisá-los separadamente:

1- Para que um planeta retenha uma atmosfera considerável ele deve possuir no mínimo a massa equivalente a 0,4
a massa da Terra, sem massa suficiente o planeta não possui atração gravitacional necessária para reter a atmosfera e gerar a tectônica das placas;

2-
Se não existisse tectônica das placas o planeta seria dominado ou por terra firme ou teria toda a sua superfície coberta por água. Para que ocorra tectônica das placas é necessário que o planeta possua massa suficiente, elementos radioativos em quantidade necessária para gerar calor interno, apresente vulcanismo, seja dividido em núcleo, manto e crosta e que estes níveis apresentem diferenças de viscosidade, sendo que a crosta não pode ser muito espessa e densa.

Mesmo se ocorresse vulcanismo sem os demais requisitos a tectônica não seria possível e por sua vez não existiriam grandes elevações de terreno, seria um planeta aquático com no máximo alguns vulcões pontilhando acima do nível do mar. Até que nível seres aquáticos podem evoluir?

Continua

Nenhum comentário: