sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

SP = Porcentagem de PR que se encontra em um sistema planetário adequado* = 25%. O que pode ser entendido por sistema planetário adequado para a vida metazoária complexa? Uma das forças físicas mais determinantes a nível cosmológico é a força da gravidade, é ela que em base gera a grande maioria dos fenômenos que dão forma ao Universo.

Relativo a formação, distribuição, composição, massa, volume, órbita e interação entre os componentes do sistema planetário não é diferente:

1- Os planetas devem estar distribuídos em órbitas não extremamente excêntricas, não excessivamente elípticas, não demasiadamente inclinadas e que além de serem estáveis não possibilitem interações gravitacionais que alterem a configuração do sistema. No nosso sistema solar, dos nove planetas, somente o minúsculo planeta Plutão não cumpre completamente estes requisitos, inobstante, não compromete a estabilidade dos outros planetas.

2- Planetas gasosos gigantes como Saturno e principalmente Júpiter são muito salutares, pois provocam uma depuração no sistema planetário, livrando-o de escombros remanescentes da nebulosa que poderiam apresentar riscos à formação da vida, como meteoros e cometas em excesso, estimativas indicam que sem os planetas gigantes a freqüência de impactos seria 10 mil vezes maior!

3- Os planetas gigantes possuem aspectos benéficos, conforme foi citado, mas isto se tiverem massa não muito maior que Júpiter, estiverem em distâncias seguras, em órbitas circulares e que não espiralem para dentro, porque se não acabariam por desmantelar o sistema planetário lançando os demais planetas de encontro com a estrela central ou para o espaço. Eles também têm efeitos cruciais durante a formação dos planetas tendo em vista que podem gravitacionalmente causar o abortamento na formação de planetas rochosos próximos, como deve ter ocorrido com o material que ao invés de formar um planeta formou um cinturão de planetesimais entre Júpiter e Marte (conforme já mencionado no fator PR).

Continua

Nenhum comentário: