sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

Todavia, atualmente é consensual que devido à proximidade entre estrelas, os planetas que por ventura venham a orbitá-las estão sujeitos a todo tipo de radiação letal, como por exemplo, a radiação gama de supernovas, sem contar com a maior probabilidade de instabilidade destas estrelas devido às interações gravitacionais.

No que diz respeito à orla do disco galáctico também não seria apropriado para o surgimento da vida animal complexa pelo fato que as estrelas desta região são pobres em metais. E somado a tudo isto ainda há mais uma questão a se considerar quando se trata de zona galáctica habitável, sabemos que as estrelas que estão em revolução em torno do centro galáctico seguem as leis de Kepler de modo que a velocidade de revolução diminui gradualmente do centro em direção à orla, ao passo que o gás e poeira giram em um bloco único segundo as leis da hidrodinâmica.

Desta maneira não é difícil concluir que em períodos, que vão de milhares a bilhões de anos, as estrelas atravessam um por um os quatro braços espirais que formam a galáxia. Porém atravessar freqüentemente braços espirais não é algo muito salutar para sistemas solares que estão gerando ou que já possuem vida, pelo fato que nestes a concentração estelar é maior, sendo por sua vez a exposição à radiação intensa muito maior.

Continua

Nenhum comentário: