sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Onde Estão todos os outros?

Observações mediante satélites especiais começam a somar esforços, como é o caso da missão Corot (Esa) - com participação brasileira -, e culminarão, na próxima década, em dois sistemas espaciais de interferometria de grande sensibilidade, o TPF - Terrestrial Planet Finder (Nasa) e o Darwin (Eso): livres da interferente atmosfera terrestre, poderão fazer registros em comprimentos de onda como o infravermelho, sendo capazes de detectar pequenos planetas de porte semelhante ao nosso e analisar suas atmosferas em busca de promissoras bioimpressões (biosignatures), como vapor d\\'água, oxigênio, ozônio e metano. Enquanto não pudermos viajar até lá, estas bioimpressões serão tudo que teremos para inferir a existência de vida nesses mundos distantes.

Resumo / Ouvindo as estrelas

- A idéia de que a vida se manifesta em outros locais do Universo não é nova e tem passado por sucessivas ondas de esquecimento ressurgimento.

- As investigações utilizando radiotelescópios foram iniciadas por Frank Drake, radioastrônomo americano, em abril de
1960
, no Observatório Nacional de Radioastronomia, em Green Bank, Virgínia Ocidental.

- A freqüência inicial se concentrou em 1.420MHz, da linha do hidrogênio.

- As naves Viking I e II, em Marte, buscaram sinais de vida com resultados controvertidos.

- A nova astrobiologia deslocou seu enfoque da Seti para a busca de microrganismos, atraindo muitos biólogos para este campo.

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/

Nenhum comentário: