sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Visão Da SETI LEAGUE


O que nós temos visto de tão distante:


Centenas estão se juntando à pesquisa.O gigante radiotelescópio uma vez empregado para rastrear os céus por sinais de vida tem uma limitação. Eles são incrivelmente sensíveis, mas eles só podem ver uma pequena porção (talvez um milionésimo) do céu num determinado instante. Isso significa que se este instrumento estiver ligado, precisamente na frequência certa, precisamente no instante que o sinal chega, ele terá 99,9999% de chance de estar apontando de forma errada!

Uma solução é construir uma rede de milhões de instrumentos. Mas um custo de centena de milhões de dólares rápidamente iria exceder a produção planetária total. Felizmente há outro caminho. Radiotelescópios amadores são menos sensíveis que as antenas da NASA, mas cada um pode ver duas centenas de vezes mais céu. O que significa que somente
5.000 desses pequenos instrumentos (com custo aproximado de algumas centenas a alguns milhares de reais) pode, se devidamente coordenado, alcançar algo que nenhum projeto governamental jamais contemplou: ver em todas as direções de uma só vez.


Ao redor do mundo, centenas de rádiotelescópios amadores já estão sendo construídos, utilizando antenas parabólicas descartadas, com receptores de microondas, computadores pessoais e nosso próprio software de análise de sinal. Logo, milhares de estações estarão funcionando, e nossa grande meta alcançada: que nenhuma direção do céu se esquive de nossa busca.

Continua

Nenhum comentário: