sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

CA = Porcentagem de TC que apresenta composição, pressão e temperatura atmosférica adequadas* = 65%. Como já mencionado nos fatores anteriores, os metazoários complexos suportam uma faixa térmica de 2°C a 45°C, a pressão não pode ser muito superior a 1 atm e o ambiente não pode ser muito básico, alcalino, ácido ou salgado, sendo que conseqüentemente todas estas propriedades estão diretamente ligadas as características do planeta e sua atmosfera.

Logicamente que a própria presença da vida torna o meio ambiente adequado para sua manutenção, pois os principais constituintes atmosféricos são processados e reciclados em escalas de tempo curtas via processos biológicos, fazendo com que a atmosfera biótica difira bastante de uma atmosfera abiótica.

Mas é evidente que para a vida microbiana poder surgir e preparar o ambiente para os vegetais e animais e estes interagirem é necessário que preexistam elementos básicos essenciais. Interessante observar que se o planeta, ou planetas, satisfazerem os requisitos de todos os fatores anteriores a probabilidade é muito grande de apresentarem sua própria composição e sua atmosfera com composição, pressão e temperatura adequadas para a vida animal complexa, porém como o fator CA refere-se a características planetárias físico-químicas muito sutis, potencialmente instáveis e delicadamente interligadas, resultando que sua porcentagem acaba por não ser muito próxima de
100%.


Continua

Nenhum comentário: