quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

O cérebro humano é caracterizado pela quantidade de sinapses equivalente a 2 elevado a décima terceira potência, por conseguinte o número de diferentes configurações funcionais de um cérebro humano equivale a 2 multiplicado por ele mesmo 10 trilhões de vezes.

Esse é um número imensuravelmente grande, muito maior que o número total de partículas elementares (elétrons e prótons) em todo o Universo! Isto demonstra que dois seres humanos mesmo sendo parecidos jamais poderão ser idênticos e explica também a imprevisibilidade do comportamento humano.

Nos últimos anos tem-se tornado clara a existência de micro circuitos no cérebro. Nesses micro circuitos os neurônios constituintes são capazes de uma variedade muito maior de respostas do que “sim” ou “não” dos elementos comutadores contidos nos computadores eletrônicos.

A existência desses micro circuitos sugere que a inteligência pode ser o resultado não apenas da importância da relação entre as massas do cérebro e do corpo, mas também da abundância de elementos comutadores no cérebro.

Os micro circuitos tornam o número de estados cerebrais possíveis ainda maior que o que calculamos anteriormente, e assim corroboram ainda mais a espantosa singularidade de cada cérebro humano. Os computadores eletrônicos modernos são capazes de processar informação em uma velocidade
10 bilhões de vezes maior que o cérebro, contudo o cérebro é dez mil vezes mais concentrado em termos de informação do que o computador.

Continua

Nenhum comentário: