quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

Deste modo, o ser humano apesar de suas qualidades intelectuais (que alguns chamariam também de espirituais) e das façanhas científicas que consegue alcançar, ainda carrega consigo instintos primitivos de seus remotos antepassados.

E estamos em uma fase que eu chamaria de evolucionariamente transitiva em que ocorre um grande conflito de valores na espécie humana. No passado é possível que a insensibilidade, territorialidade, hierarquia e hostilidade tenham contribuído para a sobrevivência dos répteis e mamíferos, mas e para nós hominídeos Homo Sapiens Sapiens?

Seres que, como a própria denominação indica, “sabem que sabem”, ou seja, possuem autoconsciência, será que tais animalidades já não estão ultrapassadas e incompatíveis a ponto de nos ameaçar com a própria autodestruição?

Parece ainda existir na nossa espécie uma grande tendência codificada geneticamente no que diz respeito, entre outras coisas, a querer ser o “chefe do bando”, e esta tendência faz com que utilizemos (em alguns mais em outros muito menos, conforme o nível de esclarecimento e auto entendimento individual) nossa racionalidade de maneira “irracional”.

Continua

Nenhum comentário: