quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

Movimento para fora da zona habitável animal - A ocorrência de movimento de um planeta para fora de uma órbita que possibilite temperaturas moderadas e não muito oscilantes com certeza acarretaria extinção em massa. Tal evento ocorre pela perturbação gravitacional entre planetas ou estrelas, de modo que deve ser comum em aglomerados estelares.

Mudança na emissão de energia da estrela central - Com o passar do tempo as estrelas vão aumentando gradualmente sua emissão de energia, mais rapidamente quanto maior for sua massa. De maneira que quando isto ocorrer, será extinta toda a vida que por ventura exista em algum planeta em sua órbita.

Mudança no tempo de rotação do planeta - Se um planeta possui vida adaptada para uma certa rotação, que por sinal não pode ser muito rápida nem muito lenta, a mudança brusca no ritmo da rotação acarretará em mudanças climáticas que provavelmente provocarão extinção em massa.

Jatos de raios cósmicos e explosões de raios gama - Estas explosões são as mais poderosas do universo, de maneira que uma única explosão destas seria capaz de exterminar a vida de grande parte de uma galáxia. Postula-se que sejam causadas pela fusão de estrelas de nêutrons e que sua freqüência seja em média de 100 milhões de anos, com maior probabilidade de ocorrência no centro da galáxia.

Continua

Nenhum comentário: