quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

Dióxido de carbono – Essencial à fotossíntese e conforme já mencionado é o principal gás de estufa, de modo que sua quantidade na atmosfera vai determinar se o planeta será como a Terra, se entrará em um efeito estufa descontrolado como Vênus ou em um congelamento criogênico como Marte.

PV = Porcentagem de CA em que a vida surgiu =
90%. Tem-se como muito evidente que para que surjam seres multicelulares que possam originar animais altamente complexos se faz necessário primeiramente o surgimento de seres unicelulares tanto no sentido de progressão da complexidade morfofisiológica como no modelamento do meio ambiente para que possam surgir os metazoários desenvolvidos.

E este é um raciocínio tão lógico que é plausível de generalização a nível universal. Mas quanto à questão da possibilidade de surgimento da vida a nível mais simples, como a vida microbiana unicelular, pergunto: habitabilidade resulta inevitavelmente em habitação?

Ou seja, se um planeta possui todas as condições de gerar a vida ela surge espontaneamente? Utilizar a teoria da panspermia para explicar o surgimento da vida em um planeta iria simplesmente transferir o problema para outro lugar, mesmo que se argumentasse que é mais fácil a vida surgir uma só vez em um lugar do que em vários, até concordo, mas em compensação como ela se espalharia pela galáxia inteira de modo físico e cronológico viáveis?

Continua

Nenhum comentário: