quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

É provável que a Terra tenha adquirido parte de sua água e das substâncias necessárias às reações precursoras da vida a partir de colisões com cometas, sendo este um aspecto positivo do bombardeamento de um planeta por cometas quando ocorre em um período inicial de formação.

Vapor d’água teria se condensado na atmosfera terrestre e chovido de volta sobre a superfície, cobrindo a crosta primitiva com lagos, mares e por fim oceanos. O ciclo das chuvas teve um importante papel no resfriamento do planeta: ao evaporar, a água absorvia calor do oceano de magma exposto à atmosfera ou coberto pela tênue crosta; mais tarde, ao se condensar na alta atmosfera, a água irradiava esse calor para o espaço.

A ausência de oxigênio molecular na atmosfera primitiva, impossibilitava a formação de uma camada de ozônio e as radiações que percorriam essa atmosfera atuavam fotoquimicamente favorecendo a existência de grande quantidade de moléculas ionizadas e reativas.

Teríamos um ambiente quimicamente redutor e formador de aglomerados cada vez mais complexos de átomos. Miller comprovou em laboratório que em tais circunstâncias podem se formar aminoácidos, nucleotídeos, açucares e bases nitrogenadas.

Continua

Nenhum comentário: