quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Estudo. Equação Biostronômica

Destes momentos o que mais surpreendeu os pesquisadores foi a denominada Explosão Cambriana que ocorreu entre 600 e 500 milhões de anos atrás. Foi neste evento que pela primeira vez foram gerados metazoários complexos, isto significa que a vida demorou em torno de 800 milhões de anos para surgir, enquanto para surgirem animais demorou 3 bilhões de anos!

O inverso do que se poderia imaginar por meio de uma dedução mais simplista, e por que após o surgimento da vida foi necessário
4
vezes mais tempo para que surgissem os animais ? Estudos indicam que de uma maneira muito complexa e intrincada o ambiente foi se modificando de maneira que após chegar a uma situação de grande potencial biótico, a vida pôde explorar todas as possibilidades de maneira a gerar seres de maior porte e complexidade morfofisiológica.

Fazendo uma analogia sintetizada, é como se os seres procariotas fossem as “sementes”, os seres eucariotas as “árvores frutíferas” e os seres metazoários os “frutos”, nesta analogia o que falta? O solo, que é a própria Terra, a água e o fertilizante.

O solo e a água já existiam desde que as sementes foram plantadas (ou geradas), e o fertilizante? Aqui que está o “x” da questão, o fertilizante (nutrientes) foi sendo produzido e liberado lentamente no ambiente por incontáveis processos de combinação, recombinação e interações químicas para gerar os compostos mencionados no fator CA em interação com as condições físicas, como por exemplo, a camada de ozônio, a separação e extensão dos continentes, a adequação e estabilidade térmica etc. Porém o mais interessante é que o fertilizante não é somente de ordem física e química, mas também de ordem biológica.

Continua

Nenhum comentário: