sábado, 19 de janeiro de 2008

Ufologia - Óvnis: a verdade está chegando -III

Claudeir Covo, engenheiro e ufólogo: “O Brasil está entre os países que mais registram casos ufológicos".

Movimento estranho – Investigar a natureza de qualquer objeto que cruze o céu do País sem se identificar é função da Força Aérea Brasileira. Basta um movimento estranho surgir no radar para que torres de comando se comuniquem e aviões caça saiam ao encalço das naves (aparelhos, discos, objetos ou seja lá o que for).

Qualquer sinal anormal que surja nos radares fica gravado em fitas magnéticas que seguem para o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta), também vinculado à Aeronáutica.

O mesmo ocorre sempre que algum piloto visualiza elementos diferentes durante o vôo e registra por escrito o ocorrido, bem como com as fitas gravadas com as comunicações entre aeronaves e torres de comando. “Isso é mais comum do que se imagina.

O Brasil está entre os países que mais registram casos ufológicos. O arquivo da Aeronáutica vai mostrar o quanto isso é freqüente”, comemora o engenheiro Claudeir Covo, presidente do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais.

“O problema é que essas naves se aproximam, fazem o que bem entendem e vão embora sem que a Aeronáutica consiga interceptá-las ou identificá-las. O medo do governo é que a divulgação disso evidencie o quanto nossas Forças Armadas são vulneráveis e cause pânico na população”, afirma.

Fraudes – Embora a presença de óvnis seja confirmada pela própria Aeronáutica, nada garante que as supostas naves sejam mesmo de outro planeta. O próprio Claudeir Covo afirma que
95% dos casos são enganos ou fraudes. Às vezes, acidentes físicos e naturais como precipitações, nuvens e relâmpagos causam confusão.

Outras vezes, são montagens fotográficas feitas por pessoas que agem de má-fé, registrando postes de luz ou balões de festas juninas. “Há pouco tempo, a Tiazinha (Suzana Alves) foi à televisão dizer que tinha visto um óvni. Me interessei pelo assunto e fui investigar.

Descobri que, naquele momento, o dirigível da Goodyear sobrevoava exatamente o mesmo local”, conta Covo. Suzana não é a única celebridade que diz ter visto disco voador. Entre ditos e não-ditos, resta apenas a dúvida: estamos sós?

Continua


Nenhum comentário: