sábado, 19 de janeiro de 2008

Ufologia - Óvnis: a verdade está chegando-VII

Operação Prato

No segundo semestre de 1977, moradores de diferentes localidades do Pará começaram a relatar avistamentos freqüentes de óvnis. Segundo os relatos, das naves saíam raios luminosos que, ao tocarem as pessoas, queimavam e causavam desmaios.

Exames médicos mostraram que as vítimas perdiam quantidade considerável de glóbulos vermelhos, o que justificou os apelidos populares de “luz vampira” e “chupa-chupa”. O pânico motivou o prefeito de Vigia a solicitar providências ao
Comando Aéreo Regional, com sede em Belém, que teria criado um projeto confidencial comandado pelo capitão Uyrangê de Hollanda.

Ele e sua equipe acamparam na região de Colares para entrevistar as supostas vítimas e, a partir da sexta semana, passaram a avistar também as tais naves. Antes que a investigação chegasse ao fim, os trabalhos foram suspensos pela Força Aérea Brasileira.

O capitão Hollanda esperou se aposentar e demorou
20 anos para admitir publicamente a autenticidade dos relatórios secretos da operação – que, àquela altura, já haviam chegado ao poder dos ufólogos. Contou ter realizado quatro filmes e centenas de fotos dos objetos voadores. Esse material estaria arquivado no Comando de Defesa Aeroespacial do Brasil. Uyrangê se matou em 1997
, mesmo ano em que divulgou suas experiências.

Continua

Nenhum comentário: