sábado, 19 de janeiro de 2008

O Fenômeno UFO - Haveria vida inteligente na...IV

Por conseguinte, na nossa vizinhança mais próxima, ainda há 22 estrelas com planetas potenciais portadores de vida. As estrelas mais próximas da Terra que oferecem as condições mais favoráveis para a evolução da vida são Épsilon Eridani, Épsilon Indi e Tau Ceti, distantes entre 10 e 11 anos-luz.

Convertidas essas distâncias em quilômetros, Épsilon Eridani, situada ali anos-luz, ficaria a uma distância de "somente"
104
trilhões de quilômetros da Terra! Na atual fase do nosso progresso tecnológico, essa distância, além de astronômica, é invencível.

Imagine-se a nave espacial Apollo empreendendo uma viagem a essa estrela. Comparativamente, seria como um pequeno caracol que pretendesse dar várias voltas pelo globo terrestre, arrastando-se pelo chão. Antes da criação do Projeto Ozma, Drake havia calculado que, em princípio, seria possível captar somente os sinais emitidos por essas duas estrelas, a serem refletidos por um espelho de
200 metros, dotado de um transmissor de 1
milhão de watts.

Da mesma forma, é de se estranhar o fato de sempre supormos que civilizações extraterrestres (se é que existem!) devem ser muito mais avançadas do que a nossa. Porém, invertamos a situação: se o grau de uma civilização extraterrestre fosse inferior ao da nossa, então, muito provavelmente, ela não teria estações emissoras e receptoras.

Por outro lado, se, de fato, fossem tão adiantadas em relação à civilização terrestre, teriam pouco interesse em estabelecer contato conosco, já que estariam familiarizadas com o nosso nível atual, através dos nossos programas de rádio e TV.

Pela lógica, o estabelecimento de contato dar-se-ia a nível evolutivo igual e, neste caso, tornaria a ser problemático, pois, por enquanto, ambas as partes carecem de progresso técnico necessário para tanto. Assim, estamos empatados.

Considerando todos esses fatores, eram quase nulas as possibilidades de o Projeto Ozma alcançar pleno êxito, pois o radiotelescópio de Green Bank simplesmente não é suficiente para uma empresa de tal envergadura. Assim, após
150
horas de escuta ininterrupta, esforçada e inútil, o projeto foi suspenso.

Continua

Nenhum comentário: