sábado, 19 de janeiro de 2008

O Fenômeno UFO - Haveria vida inteligente na...III

Shapley não teve dúvidas em colocar o nosso sistema solar no lugar, que, de direito, ocupa, degradando-o para um obscuro subúrbio da Via-Láctea, bem distante do grande centro, ou seja, a cerca de 30 000 anos-luz. Se imaginarmos, por exemplo, o Sol do tamanho de um pequeno dado, a Terra seria do tamanho de um grão de areia, situado a um metro de distância do dado.

A estrela mais próxima seria outro dado, distante 240 quilômetros. Segundo esse modelo, a civilização tecnologicamente avançada mais próxima da nossa ficaria a uma distância de talvez 30 000 quilômetros. O diâmetro da nossa Via-Láctea é de
80 000 anos-luz; no vácuo, a luz percorre cerca de 300 000 quilômetros por segundo; portanto, em um ano, vence a distância incrível de 9,46
trilhões de quilômetros aproximadamente.

A nossa nébula espiral, chamada Via-Láctea, apresenta os contornos semelhantes aos de um disco voador; porém, seus braços espirais, cuja existência foi suposta há muito tempo, apenas vieram a ser comprovados pela radioastronomia.

O nosso sistema solar situa-se na periferia de um tal braço espiral e leva
223 milhões de anos para completar uma volta pela órbita do centro galáctico. Somente na nossa Via-Láctea existem 150
bilhões de estrelas, com inúmeros planetas e seus satélites naturais.

Certamente, entre esses planetas, alguns se encontram envoltos numa ecosfera, promotora da vida, Há algum tempo, algumas das nossas estrelas mais próximas foram examinadas quanto a irregularidades que indicariam a presença de planetas acompanhantes, obscuros.

Também foi descoberta toda uma série desses acompanhantes obscuros. Ao redor do Sol, dentro de um raio de até
16 anos-luz, entre as 47
estrelas conhecidas, há três anãs-brancas, as chamadas "estrelas falidas", que já gastaram toda a sua energia nuclear, bem como oito estrelas duplas e duas estrelas triplas.

Continua

Nenhum comentário: