quinta-feira, 12 de julho de 2007

Antimatéria

Um campo magnético viajante, como aquele que faz o trem bala levitar, poderia guiar esse combustível para a câmara de combustão de um foguete onde a antimatéria encontraria a matéria comum. O confinamento magnético seria o caminho a ser seguido. Mas é preciso certificar-se de que o campo jamais iria vacilar por uma falha no fornecimento de energia ou algum problema técnico. ("Estamos perdendo confinamento!", gritou Scotty.

A tripulação sabia que esse não era um pequeno problema na lista de contratempos da Enterprise. "Confinamento perdido" significava que a nave e a tripulação se transformariam em pura energia.) Sabemos que a antimatéria existe, pois a aniquilação da matéria com a antimatéria produz fótons com a característica energia de 511 mil elétron-volts.

Sabemos que a antimatéria existe, pois a aniquilação da matéria com a antimatéria produz fótons com a característica energia de 511 mil elétron-volts. Escombros positrônicos são ejetados violentamente do núcleo da Galáxia, perpendicularmente ao plano da Via Láctea.

Embora essas fontes infernais de energia tenham sido descobertas há oito anos pelo observatório espacial Compton de raios gama, as causas ainda continuam um mistério. Explosões de estrelas massivas? Buracos negros que fabricam antimatéria? Ninguém conhece a origem da antimatéria na Via Láctea. Algum dia a antimatéria poderá nos propelir para o centro da Galáxia para podermos ver o que acontece por lá. Que a viagem não culmine num anticlímax.

Nenhum comentário: