quinta-feira, 12 de julho de 2007

Vendo o céu se mover

Outro movimento da Terra é praticamente impossível de ser detectado por um astrônomo amador. Chamado precessão, ele é causado por um bamboleio periódico do eixo da Terra (como o de um pião). O bamboleio demora 257 séculos, portanto não tente observar seus efeitos no céu à noite, a menos que você seja congelado e ressuscitado em uns 12 mil anos. Você descobrirá que Polaris não é mais a estrela do pólo norte celeste - essa honra pertencerá a Vega.

As coordenadas celestes, ascensão reta e declinação, são baseadas na localização do pólo norte celeste e na posição do equinócio de outono (no hemisfério sul terrestre) - ponto da esfera celeste em que o Sol cruza o equador vindo do hemisfério sul e indo para o hemisfério norte por volta de 21 de março. Esses pontos se movem por causa da precessão.

Por isso os Atlas estelares devem ser atualizados periodicamente. Durante meus primeiros anos em astronomia amadora, os Atlas estelares eram baseados nas localizações do pólo norte celeste e do equinócio de 1950. Em 1980 os Atlas estelares estavam sendo criados para a "Época 2.000,0". Em algumas décadas compraremos o "Atlas do Céu 2.050,0." Em 2050 estarei... provavelmente morto! É melhor eu parar de olhar aquele relógio de parede e levar uma vida normal!

A linda,mas pouco observada - estrela dupla h3945 (h de Herschel) pode ser visitada este mês com um binóculo. Sua constelação-mãe, o Cão Maior, está bem localizada este mês. Ache as estrelas delta e épsilon do Cão Maior, a primeira com magnitude 1,8 e a segunda com magnitude 1,5. Em relação a delta do Cão Maior, a dupla h3945 fica simetricamente oposta a épsilon. As estrelas de h3945 têm magnitude 4,8 e 6,8. Ambas são da Seqüência Principal e a separação é de 27.

Nenhum comentário: