quinta-feira, 12 de julho de 2007

Parâmetros para a revolução telescópia.

A luz da maioria dos astros é tão fraca que é preciso coletar mais que a capacidade do olho para enxergá-los. Para isso, usa-se uma lente (também chamada de objetiva), que obviamente tem de ser maior que a pupila na entrada no olho. O poder coletor é simplesmente o número de vezes que a área da objetiva é maior que a pupila. (Lembre-se de que a área de uma figura circular é proporcional ao quadrado do diâmetro).

Uma pessoa de visão média, olhando para o alto do céu numa noite límpida, sem a presença da Lua ou de luzes artificiais, enxerga estrelas de até magnitude 6. Isso equivale a enxergar a sétima estrela do aglomerado das Plêiades. Por isso, no interior do Brasil, esse asterismo é chamado de “setestrelo”.

Galileu não tinha uma visão particularmente boa, pois a olho nu só enxergava seis das sete estrelas desenhadas em claro e negrito. As demais, representadas por pontos, ele só observou porque a objetiva da luneta tinha um poder coletor maior que o de sua pupila. Quanto teria sido esse fator?

Continua

Nenhum comentário: