quinta-feira, 12 de julho de 2007

Vendo o céu se mover

Por Glenn Chaple

Concordo, não levo uma vida normal. Fico olhando para um relógio por longo tempo para ver se capto o movimento do ponteiro dos minutos. Consigo detectar esse movimento sutil usando, como referência, os pequenos marcadores dos minutos. Tente isso você também se tiver tempo. Em outras palavras: tente isso se você também não tiver uma vida normal.

Sou fascinado por fenômenos quase imperceptíveis e achei o e-mail de Bill Cromwell, de Fort Louden, Pensilvânia, especialmente interessante: "Por acaso observadores notam a rotação da Terra a olho nu? Descobri que, em mais de uma ocasião, consegui \\'chegar lá\\' e, por breves instantes, \\'vi\\' o céu se mover. Usando visão periférica, \\'viajei\\' nessa intensa experiência.

Assim, queria saber se você já ouviu falar nisso... ou, talvez, eu tenha perdido a cabeça!". Bill acrescentou que esse efeito é especialmente notável quando observa o céu meridional. Não, Bill, você não perdeu a cabeça. Você gastou horas olhando para relógios? Quero saber se outros leitores tiveram experiências similares. Se você detectou o movimento diurno do céu, me mande um e-mail:
gchaple@hotmail.com.

Continua

Nenhum comentário: