quinta-feira, 12 de julho de 2007

Excentricidade Cósmicas

Ainda não terminei a lista de excentricidades de 2007. Considere a distância da Lua até nós. Em 9 de novembro sua órbita elíptica a levará muito longe, à distância colossal de 406.700 km. Essa será a Lua mais distante e de menor tamanho aparente até 2020.

Os três habitantes celestes mais brilhantes, o Sol, a Lua e Vênus, cada um fará coisas incomuns, mas acrescentemos um quarto - Júpiter que emergiu do clarão solar matutino em dezembro passado. Pelo fim deste mês os madrugadores poderão observar a Mancha Solar Jr., o mais estranho evento nesse planeta desde que a Voyager 1 passou por ele em 1979 levando a música de Chuck Berry num disco laser.

Por um dia, no solstício de verão de 2007, a Terra, o Sol, Júpiter e a Nebulosa da Trífida (M 20) ficarão em linha reta. Esse encontro acontece no ponto mais austral do zodíaco. Esse alinhamento peculiar fará com que recebamos em nossos computadores mensagens SPAM de M20 através da tecnologia Wi-Fi (Wireless Fidelity)? Aguarde uma rede paranóica na Terra excitando temores com esse alinhamento.

Quanto ao nosso próprio Planeta, não precisamos sair à caça de estranhezas -elas estão ao alcance da respiração. Em meados do ano, a estação de Mauna Loa no Havaí, da Divisão de Monitoramento Global dos Estados Unidos, forneceu os mais novos dados: o ar do nosso Planeta contém agora 381 partes de dióxido de carbono por milhão (ppm).

Esse é o maior aumento já registrado, um crescimento de 2,6 ppm desde o ano passado. O CO2 aumentou 40% desde 1848 e 100 ppm sobre o nível de 280 ppm que vinha sendo mantido pelos últimos 650 mil anos. Quaisquer que sejam as conseqüências globais, esses níveis de CO2 não estão em disputa. Quanto é do nosso conhecimento, nenhum outro planeta está experimentando uma mudança tão rápida na atmosfera.

Mais Astros- estranhezas para 2007? Medido pelo Tempo Universal (TU), teremos o último equinócio das nossas vidas em 21 de março. De fato todos os equinócios e solstícios acontecerão tão tarde este ano, que nenhum deles acontecerá mais tarde até o século 22! Não adiantará se apressar este ano para que o verão comece.

Nosso planeta também atinge seu ponto mais distante do Sol, o afélio, na data mais tardia deste século, na última Hora Universal de 6 de julho. Uma data mais comum seria 4 de julho. Ainda assim, estranhamente, a maior aproximação ao Sol ocorrerá na data normal de 3 de janeiro. Excêntricos do mundo, façam um brinde ao Ano Novo sob o céu. Estaremos ingressando num ano estranho e especial.

Nenhum comentário: