quinta-feira, 12 de julho de 2007

Como evitar desânimo de iniciante

Relação com telescópio

Muitos iniciantes acreditam que a estrada para o céu começa com um telescópio. Telescópios, na verdade, podem ser considerados ferramentas quase indispensáveis, mas uma ferramenta é um meio para um fim, não um fim em si mesmo. Quem não compreende essa idéia logo tende a ser o mais frustrado de todos. E eu fui um desses iniciantes.

Sempre tive interesse por astronomia. Mas quando um vizinho – que notava sempre eu e minha esposa fora de casa, observando e apontando para o céu – convidou-nos para nosso primeiro evento em um clube de astronomia, ficamos fascinados. Passamos aquela noite maravilhados com os mais variados tipos de telescópio, sem a mínima idéia de onde poderia¬mos encontrá-los.

Observamos aglomerados estelares distantes, nebulosas brilhantes, o cinturão do equador de Júpiter e os inacreditáveis anéis de Saturno. Também desfrutamos do simples prazer de deitarmos numa cadeira espreguiçadeira e observar o céu por inteiro. O brilho da Via Láctea naquela noite era tão intenso que parecia projetar nossas sombras.

Enquanto estive sob os efeitos da beleza e intensidade do céu noturno, fiquei obcecado especialmente pelos poderes quase mágicos de um telescópio. Passei os dias seguintes àquela noite pesquisando telescópios e equipamentos afins. Eu estava firmemente determinado a ter um desses instrumentos maravilhosos.

Enquanto procurava pelo “meu” telescópio, a simples diversidade de escolha rapidamente me deu a sensação de frustração. Ficou evidente que eu precisaria de ajuda para sair dessa situação. Com algum esforço, poderia esperar pelo próximo encontro do clube de astronomia e então recolher as opiniões dos especialistas que encontraria.

Engraçado. Eu havia ido à reunião com a intenção de encontrar o telescópio mais apropriado mas acabei desolado. Meus objetivos e prioridades haviam mudado. Eu não estava mais tão entusiasmado com um telescópio e descobri que o que realmente me interessava era uma compreensão clara dos objetos celestes que pretendia observar. Isso incluía saber a posição das constelações e das estrelas mais brilhantes de cada uma delas. Na verdade, eu havia trocado uma frustração por outra.

Continua

Nenhum comentário: