quinta-feira, 12 de julho de 2007

Como evitar desânimo de iniciante

De um céu escuro as estrelas que delimitam cada uma das constelações podem ser confundidas com o brilho de fundo da Via Láctea

Identidade roubada

Este novo obstáculo era de um tipo mais sutil, mas ainda era uma frustração. Comprei os livros e as cartas celestes essenciais e comecei a estudar até meu pobre cérebro se esgotar. Tentei me manter no básico, mas aprender sozinho a partir de livros e aplicar o conhecimento obtido no céu era um novo desafio.

Por exemplo: tive problemas para dominar os diferentes tamanhos e dimensões dos objetos celestes, entre outras dificuldades. Minha mulher chamou minha atenção ao alertar que eu tinha livros e cartas celestes espalhados por todo o chão. Com uma lanterna numa das mãos, eu indicava um ponto no céu com a outra e andava de um lado para o outro tentando evitar obstáculos enquanto dialogava comigo mesmo.

Na verdade, parte do progresso em astronomia depende das condições de seu observatório. Aprendi a reconhecer estrelas e constelações em condições razoáveis de poluição luminosa – o que costuma ser um obstáculo. Após ter identificado um número razoável de pontos mais luminosos no céu, me aventurei ao céu noturno do clube de astronomia, na esperança de impressionar alguns dos membros mais experientes.

E aqui os problemas começaram, quando tentei identificar as mesmas estrelas, num céu quase sem poluição luminosa. Rapidamente me dei conta de que uma moderada poluição luminosa bloqueia muitas estrelas mais fracas, tornando mais fácil identificar as mais brilhantes, que dão forma às constelações.

Continua


Nenhum comentário: