quinta-feira, 12 de julho de 2007

Vendo o céu se mover

Eu mesmo nunca percebi o movimento diurno das estrelas da maneira como Bill fez, mas observei esse movimento com a ajuda de pontos de referência que funcionam como os marcadores dos minutos de relógios. Em uma noite de fevereiro, há alguns anos, decidi interromper a observação de estrelas variáveis. Bem baixo na direção sul, entre galhos de árvores, estava Sirius.

Em uma noite de fevereiro, há alguns anos, decidi interromper a observação de estrelas variáveis. Bem baixo na direção sul, entre galhos de árvores, estava Sirius. Perfeitamente parado, eu podia ver a estrela brilhante piscar através dos galhos da árvore enquanto se deslocava para oeste. Quando Sirius se aproximou de um galho isolado, fechei um olho e esperei. Lentamente, Sirius "se aproximou" do galho, e então sumiu de vista. Momentos depois, reapareceu do outro lado do galho.

Os efeitos da rotação da Terra no movimento do céu são dramáticos quando se utiliza um telescópio com uma ocular de grande aumento. Um objeto celeste perto do equador celeste parece correr pelo campo da ocular! Quando olho pela ocular, parece que estou em uma espaçonave orbitando sobre a superfície lunar.

Alguns telescópios vêm com motores que cancelam os efeitos da rotação da Terra e mantêm o alvo centrado no campo da ocular. Mas quando o alvo é a Lua, prefiro a queda livre! Outro movimento do céu resulta da translação da Terra ao redor do Sol. Muito mais sutil que o movimento diurno, ele se manifesta num deslocamento de leste para oeste das estrelas e constelações em relação ao Sol.

Numa noite em meados de fevereiro, às 19h00 (hora local), o Caçador caminha alto no céu. Um mês depois, no mesmo horário, estará muito mais para o oeste. Por volta das 19h00 em meados de abril, você terá dificuldade de ver Órion contra o brilho do pôr-do-sol acima do horizonte ocidental.

Continua

Nenhum comentário: