quinta-feira, 12 de julho de 2007

Como evitar desânimo de iniciante

Assim, subitamente, para meu espanto, uma constelação que tinha apenas dez estrelas brilhantes sob um céu ligeiramente poluído pela luz urbana passava a abrigar centenas de estrelas, tornando quase incompreensível as formas que eu havia penosamente estudado. Então passei a maior parte da noite (e outras que vieram a seguir) reaprendendo tudo isso.

O que você disse?

Um dos meus maiores desafios – com que ainda me confronto – foi aprender a pronúncia correta do nome das constelações. Para muita gente isso não é um problema, mas, para alguém como eu, não era o tipo de coisa aceitável.

Quer um exemplo? Pegue as três estrelas mais brilhantes da constelação de Libra – Zubenelgenubi, Zubeneschamali e Zubenelakrab. Acredite em mim. Se for capaz de localizar essas três estrelas no céu noturno e pronunciar corretamente o nome delas, você será atração em qualquer reunião de astrônomos amadores (star-party).

Evidentemente que alguma frustração é inevitável em qualquer iniciativa, e o hobby da astronomia amadora não é exceção. Mas, ao final, superar cada uma dessas dificuldades traz uma maravilhosa e compensadora experiência que permanecerá com você por toda a vida. Então, se você sentir que uma sensação de frustração está envolvendo suas observações do céu, acalme-se, tenha paciência e jamais entregue os pontos.

Nenhum comentário: