quinta-feira, 12 de julho de 2007

Parâmetros para a revolução telescópia.

Assim, uma ocular de 10 cm de distância focal, acoplada a uma objetiva de 1 metro de distância focal permite aumento de 10 vezes. Outra, de 1 cm dá aumento de 100 vezes. Jogando com esses dois números é possível obter fatores de aumento de até milhares de vezes. Esse fator não tem a menor importância para os astrônomos profissionais, desde que passaram a coletar as imagens sobre detectores e só depois, durante o dia, se dão ao trabalho de ampliá-las.

O “aumento” é um número que os vendedores geralmente usam para impressionar os compradores novatos de lunetas. Note que uma ocular com mil vezes de aumento é imprestável para a observação com lunetas. Entre os diversos motivos está o fato de que a atmosfera deforma as imagens dos astros, transformando estrelas puntiformes em pequenos borrões de alguns segundos de arco.

De nada adianta ter o poder resolvente da óptica de um telescópio maior se o fator limitante é a atmosfera. Por isso, embora os telescópios tenham aumentado surpreendentemente em poder coletor desde a luneta de Galileu, a nitidez das imagens não melhorou muito nesses 400 anos, pois esteve limitada pela atmosfera terrestre e não pela óptica do telescópio. Só recentemente a tecnologia vem conseguindo superar o limite atmosférico, mas isso é história para um próximo artigo.

Nenhum comentário: