quinta-feira, 12 de julho de 2007

Parâmetros para a revolução telescópia.

ESQUEMA DE UMA LUNETA, mostrando a objetiva, a imagem no plano focal, a ocular e o fator de aumento

Limite do olho
O poder resolvente de uma lente cresce proporcionalmente ao seu diâmetro. Para a luz visível, uma objetiva de 10 cm tem poder resolvente de 1 segundo de arco (1”), o que é 120 vezes melhor que a vista desarmada. Com uma lunetinha menor que essa, Galileu revelou as crateras e as montanhas da Lua, as fases do planeta Vênus, as manchas solares, as luas de Júpiter etc. O poder resolvente permite ver coisas menores que o limite do olho humano.

A objetiva projeta a imagem em um plano focal, a uma certa distância (distância focal). Se colocarmos o olho no plano focal da objetiva, o brilho da imagem do astro será maior que a olho nu, mas não necessariamente enxergaremos mais detalhes. Isso porque a imagem no plano focal é, em geral, muito pequena e precisamos ampliá-la para enxergar os detalhes.

Isso porque a imagem no plano focal é, em geral, muito pequena e precisamos ampliá-la para enxergar os detalhes. Para isso, usa-se uma segunda lente, de menor distância focal que a objetiva, a chamada ocular. O fator de ampliação (ou aumento) da ocular é determinado pela razão entre a distância focal da objetiva da ocular.

Continua






Nenhum comentário: