domingo, 16 de setembro de 2007

O mistério da castátrofe de Tunguska

Sobre Buracos Negros, UFOs e Utopias

Existe uma centena de interpretações diferentes, freqüentemente muito geniosas, para a causa da catástrofe de Tunguska. Citar a todas extrapola os limites deste texto. Algumas das interpretações mais exóticas são citadas aqui com fins representativos:


- Uma abordagem interessante foi apresentada pelos americanos Jackson e Rainer, que estabeleceram a tese de que um "buraco negro microscópico" com massa muito elevada e dimensões extremamente reduzidas atravessou nosso planeta em junho de 1908, tendo-o abandonado ao sul da Groenlândia.

Buracos negros são uma realidade no nosso universo e a ciência estuda a sua física há muito. Buracos Negros com circulação livre são potencialmente possíveis, mas não há ainda indicações que ratificam este tipo de comportamento. · Uma interpretação plenamente pensável foi apresentada pelos russos Dimitriev e Schuravljov, que desenvolveram um modelo no qual o sol lançava uma pedaço de plasma, que alcançou a nossa atmosfera e produziu a catástrofe.

A favor desta tese estão as manchas solares observadas no mesmo período. Mas a existência destes energofóros ainda não foi comprovada até agora e é duvidoso se um plasma solar destes não explodiria em zonas mais elevadas da atmosfera. Além disso esta hipótese não pode explicar as anomalias isotópicas comprovadas na região.

Nenhum comentário: