domingo, 16 de setembro de 2007

O mistério da castátrofe de Tunguska

Tunguska Livro

Muitas Teorias, mas nenhuma resposta

Parece ser uma provocação que até hoje, passados quase cem anos do episódio, ainda não foi possível garantir uma única grama da suposta matéria do objeto de Tunguska. Na catástrofe trata-se, entretanto, de um acontecimento bastante complicado, e aparentemente adeptos de todas as hipóteses encontram sempre alguns indícios para embasar as suas pesquisas.

Numa abordagem isenta deve-se reconhecer que cada uma das hipóteses possui os seus pontos fracos e que uma espécie de trend da moda é responsável pela popularidade da hipótese mais em voga. Adeptos de teorias exóticas como a da explosão de um UFO ou de um experimento de Tesla continuam insistindo que vida inteligente foi o causador da catástrofe.

Astrônomos e geocientistas entretanto concordam que o causador foi um corpo extraterrestre na forma de um asteróide ou de um cometa. Este teria causado uma explosão quando de sua entrada na atmosfera, explosão esta que enviou à superfície terrestre uma gigantesca onde de choque, comparável à onda causada por uma explosão atômica.

Interessantes são também teorias mais novas que foram apresentadas em
1998
no Simpósio Internacional de Krasjonarsk e que partem de origens endógenas com uma explosão de metano ou da formação de um geometeoro.

Continua








Nenhum comentário: