domingo, 16 de setembro de 2007

O mistério da castátrofe de Tunguska

Tunguska Relicto

A História das Expedições e da Pesquisa do Fenômeno de Tunguska

Apesar das conseqüências catástrofais a opinião pública mundial não deu atenção ao acontecimento de Tunguska porque as informações sobre o mesmo simplesmente ficaram restritos às regiões muito pouco habitadas da área. Os efeitos geofísicos foram relacionados a manchas solares ou a erupções vulcânicas em outras regiões do planeta.

Guerra, Caos e Revolução

A Rússia daqueles dias era caracterizada por enormes contrastes sociais, conflitos separatistas e tensões pré-revolucionárias. A guerra pela Manchúria transformou-se em um conflito duradouro com o Japão colonial. E nos anos de 1914 a 1918 a Primeira Guerra Mundial abateu-se sobre a Europa e a Rússia.

A este somou-se a Revolução de Outubro que gerou uma guerra civil que durou até 1929. Só 10 anos depois a Segunda Guerra Mundial envolveu a Europa e a União Soviética recém formada. Não é de se admirar que os acontecimentos de Tunguska foram esquecidos gradativamente ao longo do tempo.

No ano de 1911 uma expedição de geólogos russos alcançou por acaso a Região de Schischkow que se situa 120 quilômetros aos sul do epicentro e ficaram admirados sobre o mar de árvores derrubadas. Mas iria demorar mais 19 anos até que a primeira expedição especificamente voltada à pesquisa do mistério de Tunguska se dirigisse ao local.

Continua

Nenhum comentário: