domingo, 16 de setembro de 2007

O mistério da castátrofe de Tunguska

Nos meses de inverno os rios congelados tornam-se muito importantes, já que servem de linhas regulares para o trânsito de caminhões. A manutenção de pistas e rodovias confiáveis normais não é possível devido ao Permafrost, já que estas afundam na lama no verão. Alguns rios, entre eles o Tunguska Pedregosa, são navegáveis para barcos e barcaças especiais, que se encarregam do transporte de pessoas e bens.

Vanovaara, por exemplo, só pode ser alcançada por barco ou através no ar, naturalmente. O transporte aéreo através de helicópteros e aviões com hélice, mas também por zepelim, tem esta função importante em toda a Sibéria, existindo uma densa rede de campos de pouso e heliportos.

As condições climáticas

O clima das Terras Montanhosas da Sibéria Média é continental. Por isso há poucas precipitações. Os verões são curtos e relativamente quentes com temperaturas médias, em julho, de 15 graus Celsius. A eles seguem-se longos e frios invernos com temperaturas médias de -30º Celsius (o Pólo do Frio do hemisfério norte está em Ojmjakon /Werchojansk com -72 Graus).

Primavera e outono praticamente não são definidos e duram no máximo alguns dias. O solo permafrost na Sibéria só degela superficialmente nos meses de verão, os rios continuam congelados, em parte, até junho. O tempo para vegetação é de 100 dias por ano. A região é ocupada principalmente por taiga. Em alguns pontos ocorrem manchas de tundra.

A taiga é composta pelas espécies arbóreas Betula tortuosa, Betula pubescens, Picea obovata, Abies sibirica, Larix sibirica, Pinus sibirica, Pinus cembra, uma variedade de Arve e de Larix dahurica. A composição muda em direção ao leste. As florestas ocupam na Sibéria
2,5 milhões de km2. Com um crescimento não-perturbado as árvores alcançam uma altura de
25 m.

O Substrato Geológico


A estrutura geológica da região é complexa. O substrato é formado por formações cambrianas a triássicas de natureza magmática e metamórfica. Algumas zonas de falha alcançam comprimentos de até 2000 km. A região em que se deu a catástrofe está situada na Sinclinal de Tunguska, uma bacia paleozóica que se estende até 70 graus de latitude, na qual ocorreram derrames basálticos (trapps) em volumes gigantescos no Triássico inferior.

Continua

Nenhum comentário: