sábado, 6 de outubro de 2007

Contextualizando o Caos.

Caos e Ciência

A influência do caos ultrapassa as barreiras da física, por infindáveis circunstâncias diversas áreas do conhecimento apelam para seus conceitos. O caos quântico se tornou fonte de questões e respostas para algumas destas áreas: desde a física nuclear até a teoria pura dos números primos, passando pela revisão epistemológica dos conceitos da própria mecânica quântica.

O desenvolvimento tecnológico propiciou o aumento considerável do controle sobre experimentos em escala microscópica e, portanto, mais tópicos foram abarcados pelo calabouço quântico-caos: atualmente se estuda, teórica e experimentalmente, a influência que o ambiente externo provoca num sistema quântico levando-o gradualmente a se comportar classicamente; a este efeito dá-se o nome de descoerência.

O caos clássico apresenta-se em outros diversos campos, como a astronomia regendo o movimento de corpos celestes, a biologia no que tange o estudo de dinâmicas populacionais e equilíbrio ecológico. Também na economia, metereologia, química.
E, ainda, nos denominados sistemas complexos, que de certa forma engendram algumas destas últimas áreas e tratam do comportamento de aglomerados de diversos entes que auto-interagem, essa dinâmica sobrevive na fronteira entre o domínio regular e caótico.
Tão geral foi a teoria disseminada por Poincaré que, apesar dos cento e cinqüenta anos decorridos da invenção da ciência do caos, muito ainda há por vir.

http://www.faccaocientifica.org/index.php?option=com_content&task=view&id=163&Itemid=1

Nenhum comentário: