sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Porque os Ufólogos na verdade não sabem...10

Educação, essa é a palavra chave para resolver os problemas de nosso país, inclusive em questões ufológicas. Não foi à toa que resolvi trabalhar nessa área. A base de tudo está na educação. A Ufologia não é exceção.
Quando bem pesquisada, usa-se metodologia científica para pesquisa teórica ou de campo, exatamente igual as ciências clássicas. Através delas conseguimos evidências físicas (idêntico a Física, Biologia e outras), testemunhais (idêntico a psicologia), fotográficas e em vídeo (idênticas a qualquer área).

O problema a meu ver, como me disse um amigo certa vez, é que ou se é cético demais e sendo assim não existem provas suficientes que o convenção, ou se é crente demais, pois não necessitam de provas. O ideal a meu ver, é ser do meio termo, analisar e pesquisar para se chegar a uma conclusão, mesmo que contra nossos princípios, mas são poucos.

Já vi ufólogos afirmarem que a Ufologia é uma disciplina e se assim o for é científica. Outros afirmam achar ser ela é um movimento popular. Movimentos populares são movimentos sociais e dessa forma também científicos, pois podem ser analisados e estudados pela ciência.

Quando pesquisamos Ufologia percebemos que ela é interdisciplinar, pois precisamos utilizar aspectos históricos, políticos, econômicos, sociais, militares e religiosos para poder estudá-la, como as várias áreas do conhecimento humano. O fato é que se ela não é reconhecida não pode virar politicamente uma ciência, uma disciplina ou um movimento popular reconhecido.
O que necessitamos - Se queremos que ela comece a ser reconhecida como tal, devemos inicialmente remexer em nossa base de organização em encontros, simpósios e congressos. Inicialmente necessitamos convidar todos os interessados no assunto que tenham pesquisas a publicarem e apresentarem seus trabalhos em eventos desse porte.

Eles devem ser incentivados e cultivados, pois não existe em nosso país o hábito nessa área do conhecimento. Após a publicação de anais e da defesa desses trabalhos inéditos começaremos a andar para frente, desenvolvendo novas teorias e chegando a conclusões. Se os trabalhos são publicados, não precisam ser repetidos obrigando a pesquisa ao ineditismo o que alavanca o desenvolvimento natural das teorias e observações científicas.

A revista UFO poderia ser o meio de divulgação desse incentivo e os ufólogos já no mercado deveriam incentivar os primeiros trabalhos, como convidados especiais desses eventos, como se faz em qualquer outro evento de qualquer uma das áreas do conhecimento. Assim sendo, através dos anais publicados e a disposição dos interessados, começaríamos a ser percebidos pela ciência e possivelmente levados a sério na academia, se é que essa deve ser nossa preocupação.

Isso também resolveria a meu ver a situação de vários pesquisadores que se retiraram da Ufologia, por a acharem pseudo-científica ou relaxada demais, o que temo concordar com eles. Possivelmente eles retornariam com suas hipóteses e teses, bem como com suas pesquisas e mão de obra especializada, que também necessitamos.

Os eventos atualmente são direcionados a população em geral, apesar da maioria não estar ciente disso. Esses eventos poderiam continuar existindo mas os “Encontros e Simpósios de Ufólogos” para o avanço da Ufologia também deveriam sê-lo. Resgate da memória ufológica - história - A memória histórica também é importante, por isso estou atualmente trabalhando em um projeto por iniciativa própria em resgatar todos os boletins da Sociedade Brasileira de Estudos sobre Discos Voadores, de Walter Buller, do Rio de Janeiro.

Eles estão sendo todos scaneados e transformados em PDF para serem inseridos em dois CDs e distribuídos a todas as bibliotecas públicas das capitais brasileiras bem como aos interessados em preservar a memória e pesquisar seriamente a Ufologia em nosso país.

A Ufologia bem como a Parapsicologia, a meu ver, estão no mesmo patamar e podem perfeitamente serem estudadas cientificamente ou mesmo serem consideradas ciências. Lembrando aos colegas, a Psicologia até pouco tempo ainda era vista como não ciência, ou como pseudo-ciência, a Astronomia também, pois conviveu muito tempo com a Astrologia e também é o caso de muitas outras ciências.
No meu entender o mesmo ocorre com a Ufologia. A diferença é que as outras mencionadas aqui se mexeram e fizeram o que estou recomendando acima, enquanto nós ficamos nos contradizendo e perdendo tempo.
Carlos Alberto Machado


Continua

Nenhum comentário: