sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Porque os Ufólogos na verdade não sabem...12

Na minha opinião, se até hoje a Ufologia não é reconhecida, é porque não provou nada, tudo apenas são circunstâncias, testemunhos. Se na justiça testemunho até leva à cadeia, na Ufologia nada vale. Enquanto não aparecer um disco voador que seja palpável, visitável, e seus ocupantes também, nada se provará.
Guacyr Soares
******************
Ufologia e Astrofísica são basicamente a mesma Ciência. Algumas pessoas é que subvertem as coisas exacerbando fatos objetivos com aposições totalmente subjetivas que podem ser - e geralmente são - meras divagações; quando isso acontece, componentes místicas de um relato passam a ser ficção e a totalidade do relato é expelida do contexto Ciência para um pote de maionese, onde fica, com esse rótulo, até que alguém, mais racional, faça o mesmo relato sem os exageros da empolgação descontrolada. Há, ainda, as fraudes para aparecer e para obter lucro, que fazem a Ufologia descer a nível de algo que nem é Ciência, nem é Esoterismo e nem é Ufologia. Enfim: Ufologia levada a sério é Ciência e faz parte da Astrofísica.
Kanefer Anpu
********************
Para haver ciência, é preciso haver cientistas. E cientista não se nomeia por procuração ou por opinião de gente pouco dotada, que infesta a área. Cientista estuda; depois escolhe área de atuação e não todas ao mesmo tempo, estabelece estratégias e metodologia para melhor estudo da área escolhida como é freqüente entre nós; cientista pesquisa, isto é, coleta dados, faz experiências e comunica seus resultados de modo que outros possam reproduzi-las e confirmá-las.

Em suma, na Ufologia, até agora só vi pesquisa em alguma coisa do CUFOS, mesmo assim dos primeiros tempos. Não passamos de investigadores na melhor das hipóteses. Repito: catar casos e contar casos é no máximo investigação precária.

Desde que comecei a entender melhor como funciona a pesquisa acadêmica (que não importa a relevância dos temas, estuda e apresenta resultados) comecei a perceber que os ufólogos e ufo-cultistas são muito complacentes consigo próprios quando chamam de "pesquisa" qualquer investigaçãozinha de quinta categoria, isto quando não ficam citando trabalhos dos outros (que também não é pesquisa, é coleta de dados bibliográficos) ou se metendo a falar de assuntos e campos de conhecimento que não dominam.

Eu e alguns colegas, por exemplo, ríamos a bom rir do tal "O Tao da Física" que é maravilhoso...para quem não sabe Física. Eu me lembro que numa tarde, um grupo de graduandos da UFMG, nos sentamos numa espécie de pracinha dentro do departamento e comentamos mil besteiras conceituais do tal livro.

Assim, dentro da Ufologia, como não há controle adequado, é só ser cupincha da patota que no momento domina, para deitar falação a respeito de OVNIs, simulando "estudos" que na verdade não existem e conhecimentos que não têm. Estou trabalhando numa nova versão do meu artigo de
1984
, Ufologia; Proto-Ciência, Ciência Ou Pseudociência? publicado pelo Jornal Ufológico de Belo Horizonte -MG.

Artigo este que foi o meu "chega" ou meu "deu pra ti" como dizem os gaúchos. E comecei a estudar (afinal viria ser Técnico em Assuntos Educacionais) o que seria necessário dominar, em termos de conhecimento clássico, para se meter a auto-classificar-se como ufólogo... Científico.

Àquelas alturas eu já percebera o embuste e a desorganização que campeavam nas supostas organizações de "pesquisa". Nas nacionais eu já tinha certeza. Mas o choque foi quando comecei a descobrir que, por complexo de subdesenvolvidos, engolíamos como "científicos" uma porção de figuras estrangeiras de países de Primeiro Mundo.

A picaretagem alcançava até grupos tidos como sérios como o NICAP, a APRO e o próprio CUFOS que - alertado por um acadêmico holandês a quem pedi informações, vim a descobrir que padecia dos mesmos problemas que a gente. E aí me deu ganas de escrever aquilo tudo, que acabou atraindo a atenção da UnB.

Não, não há nada, ou quase nada, que possa ser chamado de científico dentro do panorama mundial da Ufologia. Então é voltar atrás, como eu disse no Realidade Ufológica-A Cruz Cortada. Temos de começar tudo de novo porque serviço de preguiçoso, serviço dobrado.

Isto o farei (a revisão do artigo) o farei por duas razões: por você, por quem tenho e procuro retribuir consideração. Porque eu duvido que pousadas as carapuças, alguém vá querer vesti-las. Vai ser aquele silêncio, quer apostar? Você veja: eu disponibilizei alguns trechos raros de autores de prestígio e com boas idéias e considerações. Alguém se manifestou? Claro que não.

Porque vão ficar naquele "lembra do caso tal?", e "você sabe a energia escura", os planetas de não sei onde, as caras no Planeta Marte, será que Atlântida existiu, ou a Lemúria? E porque o Apocalipse e coisa e tal, e porque Roswell (não agüento mais!) e aí a gente vai para vigília para gritar "olha lá, olha lá... ai me segura que estou recebendo uma mensagem da nave". Em suma não se pode ir para frente, andando em círculos...
Alberto Francisco do Carmo

Continua

Nenhum comentário: