quinta-feira, 7 de junho de 2007

Binóculos e Telescópio para Astronomia e Ufologia.

Telescópios
Basicamente, podemos dizer que um telescópio é um instrumento óptico que permite ampliar as imagens observadas. De modo geral, os telescópios são constituídos por dois sistemas ópticos: a objetiva e a ocular.
·A objetiva tem como finalidade receber a luz que vem do objeto observado, formando uma imagem (a imagem primária).
·A ocular, é a lente que amplia a imagem primária que vem da objetiva.

A parte mais importante do telescópio é a objetiva. É da sua qualidade que vai fazer que a imagem observada seja bem definida, nítida e bem contrastada. Uma objetiva de má qualidade vai sempre produzir, independentemente da qualidade da ocular, uma imagem má.

O diâmetro da objetiva de um telescópio (abertura) determina a quantidade de luz que o aparelho vai receber. Como a área de um circulo é medida pela fórmula A=p*R2, um telescópio que tenha o dobro da abertura que outro telescópio, recebe 4 vezes mais luz, enquanto que um com uma abertura três vezes maior recebe 9 vezes mais luz.

A capacidade de captação de luz de um instrumento óptico é avaliada através da sua razão de abertura ( f ). Isto é, o quociente entre a distância focal da sua objetiva (distância a partir da lente à qual os raios luminosos convergem num mesmo ponto: o foco da lente) e o diâmetro da mesma. f = distância focal da objetiva / diâmetro da objetiva

Quanto menor for este quociente mais luminosa é a imagem que se obtêm. É comum relacionar as capacidades de um telescópio com a sua abertura ( isto é, o diâmetro da sua objetiva). Assim: ampliação = distância focal da objetiva / distância focal da ocular. Existem diversos tipos de telescópios. Quanto ao tipo de objetiva, classificam-se em Refratores, Refletores e Catadióptricos.

Continua

Nenhum comentário: