quinta-feira, 7 de junho de 2007

Binóculos e Telescópio para Astronomia e Ufologia.

Fotografando com Telescópio - Basicamente, existem quatro métodos de fotografar os astros através do telescópio: diretamente no foco, por projeção positiva, por projeção negativa e afocal. Antes de qualquer fotografia, é necessário conhecer alguns dados a respeito do telescópio à ser utilizado:

Poder de resolução:
É a capacidade da objetiva ou espelho, de separar dois ou mais pontos muito próximos um do outro. Um telescópio para fins fotográficos, deve ter um poder de separação melhor do que 1 segundo de arco. Este valor pode ser calculado previamente pela fórmula: P= 120"/D, sendo D o diâmetro do espelho em mm.

Abertura relativa:
É a razão entre o diâmetro do espelho e sua distância focal: A = D / F.

Luminosidade:
É a relação entre a distância focal do espelho e seu diâmetro. Em outros termos vale dizer que a luminosidade é igual ao inverso da abertura relativa: L = D / F. Quanto menor for esta relação, maior será a luminosidade do telescópio. Em termos de elaboração de espelhos, existem certos limites no valor de L devido às dificuldades em sua confecção. Para fins fotográficos o valor de L deve ficar entre 4 e 8.

Utilizando o foco primário
Este método consiste em acoplar a câmara fotográfica, sem a objetiva, diretamente no porta-ocular (sem ocular) de maneira a impressionar no filme a imagem produzida no foco primário. Com este método pode-se obter uma imagem no negativo, com apreciável aumento, dos objetos de grande diâmetro angular como Sol, Lua, Nebulosas, Aglomerados Estelares e, em condições especiais, até de Galáxias

Utilizando a projeção negativa
-Este método consiste em se colocar um elemento ótico negativo, entre a objetiva do telescópio e o seu plano focal.

continua

Nenhum comentário: